No Maranhão

Abertas inscrições em edital com recursos de R$ 8 milhões para financiamento de pesquisa

Podem se inscrever professores pesquisadores com vínculo efetivo em uma das IES ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 26/03/2022 às 18h19

SÃO LUÍS - Estão abertas até 1º de abril de 2022 as inscrições do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), com recursos de R$ 8 milhões para o financiamento de pesquisas por meio do Edital Universal. Os interessados podem se inscrever neste endereço eletrônico.

Podem se inscrever professores pesquisadores com vínculo efetivo em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da Fapema.

Serão financiados projetos de pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento, com prazo de execução de até 24 meses. “O edital está dividido em três faixas, A, B e C. Na faixa B, no qual podem concorrer pesquisadores com título de doutor, será reservado, no mínimo, o percentual de 60% dos recursos para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino superior ou pesquisa sediadas no interior do Maranhão. Com isso, esperamos ampliar projetos de pesquisas no interior e também garantir mais oportunidade para os recém-doutores colocarem em prática seus estudos”, explicou o diretor-presidente da Fapema, André Santos.

Na faixa “A”, podem concorrer pesquisadores com titulação de doutor que tenha vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu, sediado no Maranhão, ou com programa em rede com ponto focal no Maranhão, na categoria de docente permanente. A faixa “C” é voltada, exclusivamente, para pesquisadores com título de mestre.

O objetivo do governo do Estado é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação por meio da linha de ação Mais Ciência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.