Futebol Maranhense

Léo Condé deixa o Sampaio Corrêa e acerta com o Novorizontino

Treinador levou a Bolívia Querida ao título maranhense e ao sexto lugar na Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Léo Condé anunciou sua saída do Sampaio Corrêa neste sábado (30).
Léo Condé anunciou sua saída do Sampaio Corrêa neste sábado (30). (Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS – Depois de vencer o Oeste por 1 a 0 e garantir a sexta colocação no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa já iniciou o planejamento da temporada de 2021. Logo de cara, a Bolívia Querida terá que procurar um novo treinador: Léo Condé anunciou, na manhã deste sábado (30), que está deixando o clube maranhense para assumir o comando do Novorizontino, equipe que disputa o Campeonato Paulista e garantiu recentemente o acesso à Série C.

Em entrevista ao site oficial do Sampaio Corrêa, o presidente Sérgio Frota fez elogios ao trabalho de Léo Condé e ressaltou a confiança que demonstrou na comissão técnica durante toda a temporada, mesmo nos momentos turbulentos. Frota também destacou que já está procurando um novo treinador para assumir o comando do Tubarão em 2021.

“O Condé sai, mas deixa as portas abertas, mais uma vez. Trata-se de um grande profissional, que fez mais um belo trabalho aqui no Sampaio, junto à sua comissão técnica, e agora vai em busca de um novo desafio. Faz parte do futebol, e a partir de agora vou trabalhar em cima dos nomes para comandar a equipe na próxima temporada. Tivemos uma conversa na quinta-feira, e o lado familiar pesou para o Condé no momento da decisão. Optou em estar mais perto da família, e chegamos a um denominador comum sobre o assunto. Desejo que tenha sorte em sua carreira e nós, aqui no Sampaio, seguiremos com o nosso trabalho para tentar fazer uma temporada 2021 ainda melhor do que esta última”, afirmou o presidente do Sampaio.

Léo Condé, por sua vez, deixou uma carta de agradecimento aos torcedores do Sampaio Corrêa (nota completa no final da matéria). Na publicação, o treinador parabenizou os atletas do Tubarão, elogiou o presidente Sérgio Frota e valorizou a grande temporada do Tricolor em meio à pandemia do novo coronavírus: além de não contar com a presença da torcida nos estádios, o Sampaio teve vários desfalques por causa da Covid-19, principalmente no início da Série B. Curiosamente, Condé assumirá o Novorizontino no lugar de um ex-treinador do Tubarão: Roberto Fonseca, que conquistou a Copa do Nordeste pelo

Comandante do Sampaio Corrêa na Série B de 2015, quando a equipe maranhense conquistou a oitava posição, Léo Condé retornou ao Tubarão em março de 2020, substituindo Junior Amorim. Além de conquistar o Campeonato Maranhense, Condé levou o Sampaio a uma nova campanha histórica na Segundona, saindo da zona de rebaixamento para a briga por uma vaga na Série A. O Tricolor não garantiu o acesso, mas o sexto lugar foi a melhor campanha da equipe na Série B desde 1972, quando foi campeão nacional. Em 44 jogos nessa segunda passagem pelo Sampaio, Léo Condé, teve 21 vitórias, oito empates e 15 derrotas.

O Sampaio Corrêa terá pouco mais de duas semanas para definir elenco e comissão técnica para a temporada, que começa para a Bolívia Querida no dia 14 de fevereiro, às 15h30, diante do Bacabal, no Estádio Correão, pela rodada de abertura do Campeonato Maranhense. Em 2021, além do Estadual, o Tricolor volta a disputar a Série B e também terá compromissos por Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Confira a carta de agradecimento do técnico Léo Condé:

“Mais um ciclo, mais uma grande história escrita! Hoje, encerra-se meu contrato e, assim, minha segunda passagem no Sampaio Corrêa, clube pelo qual tenho enorme carinho, respeito e gratidão.

Em vez de uma despedida triste, destaco os grandes momentos que vivemos nesta temporada – que, é bem verdade, não foi fácil pra ninguém. Para nós, aqui no Sampaio, foi um ano intenso, em que passamos por adaptações e reformulações diárias no trabalho, por todas as circunstâncias que a pandemia nos impôs nesse período.

Tivemos um início delicado, com muitos atletas afastados pelo surto do vírus da Covid-19, o que nos tirou a possibilidade de fazer uma campanha sólida desde a primeira rodada. Mas, quando muitos nos deram como um dos quatro rebaixados, o comprometimento, a dedicação e a garra desse grupo falaram mais alto. Dia após dia, vi o empenho em todos, desde os funcionários da rouparia até o presidente, todos unidos em busca do mesmo objetivo. Posso dizer com propriedade que, muito mais que uma grande campanha, construímos juntos uma história que certamente ficará marcada na vida de todos os que puderam vivenciá-la. E se, por um lado, a união fez a diferença, não posso deixar de ressaltar a falta que fez nossa torcida dentro do Castelão e que teria adicionado um tempero especial a uma campanha marcada pela superação.

Hoje, finalizada a temporada 2020, deixo meus mais sinceros agradecimentos a todos os profissionais do Sampaio Corrêa, que trabalharam e entregaram seu melhor, dentro e fora das quatro linhas, pra que a gente se sagrasse campeão do Campeonato Maranhense e fizesse uma Série B realmente única, com chances de acesso até penúltima rodada. Aos colegas, com quem dividi minha rotina em um ano cheio de medos e incertezas. À diretoria, que confiou no projeto, em especial, ao presidente Sérgio Frota, que me fez o convite para retornar ao Sampaio e ao qual o futebol maranhense tem de ser imensamente grato pelos seus esforços. E, claro, aos jogadores, que doaram, a cada jogo, 100% de sua energia e disposição.

Sem vocês, nada disso seria possível.

Um abraço,

Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.