Governo

Governo Itinerante vai a Mirinzal e Cedral nesta quarta

Imirante com informações da Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O Governo Itinerante chega a mais duas cidades nesta semana, Mirinzal e Cedral. Essa será a segunda viagem consecutiva do Itinerante à região. “Na etapa passada, levamos as ações aos municípios de Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Sarney e Pedro do Rosário. Fico feliz em retornar a Mirinzal e Cedral”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

Secretarias e órgãos integram o mutirão de serviços, em áreas como saúde, agricultura, educação e cidadania, que, também, serão levados aos dois municípios nesta etapa. A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizará serviços de Vigilância Epidemiológica, destacando a vacinação e atualização do calendário de vacinal de crianças, adultos e idosos.

Haverá, também, assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo exames de glicemia, colesterol total e PSA.

Durante o Itinerante, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai entregar a produtores rurais dos municípios a Declaração de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O documento possibilita o acesso ao crédito e o incremento da produção.

Os moradores das quatro cidades também serão beneficiados pelos serviços oferecidos no caminhão do Viva Cidadão. No local, será feita a expedição de documentos, como Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor. Além disso, órgãos como a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) esclarecerá a população.

Mais serviços

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma) realizará, por meio de questionário, o mapeamento das atividades artístico-culturais existentes no município, propiciando um pequeno sistema de indicadores culturais. Oferecerá, ainda, assessoramento quanto à gestão, organização e dinamização das bibliotecas públicas municipais.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoverá Curso de Multiplicadores Ambientais, ações de sensibilização ambiental, voltadas à comunidade e mutirão de limpeza de ambientes naturais (rios, parques, praças, áreas verdes, lagos ou lagoas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.