Governo Itinerante

Anunciada construção de avenida e pavimentação de ruas em Cedral

Imirante, com informações da Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

CEDRAL - Foi realizada a 12ª etapa do Governo Itinerante, nesta quarta-feira (21), no município de Cedral, região da Baixada Maranhense. Na cidade, ao lado do prefeito Fernando Cuba, a governadora Roseana Sarney anunciou obras, como a construção da Avenida Beira Rio, pavimentação de vias urbanas e a doação de uma ambulância para o hospital municipal. Roseana fez ainda entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e documentos de identidade emitidos pelo caminhão do Viva Cidadão.

Ela anunciou ainda que, a partir deste segundo semestre, os jovens de Cedral terão a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes oferecidos pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), que instalará uma antena no município. Além de cursos profissionalizantes, será ofertado, ainda, curso pré-vestibular.

Durante o Itinerante, a governadora e secretários de Estado, entre eles Luís Fernando Silva, se reuniram com prefeitos que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense-Consórcio da Floresta dos Guarás - Conguarás. A construção da ponte, que liga Bequimão a Central do Maranhão, e a transformação da Santa Casa de Cururupu em um hospital de atendimento de média complexidade foram definidas como as prioridades dos consórcios.

O Conguarás reúne os municípios de Apicum-Açu, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Guimarães, Bacuri, Cururupu, Cedral, Central do Maranhão e Bequimão.

Foram levados diversos serviços ao município de Cedral, a exemplo de ações de Vigilância em Saúde (aplicação de vacinas e atualização do calendário de vacinação), atendimento dermatológico, com busca e atendimento dos casos de hanseníase. Também foram disponibilizadas assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA, e consultas oftalmológicas, com diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio e tratamento de glaucoma.

O Viva Cidadão, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), também está presente na cidade até o dia 23. Na unidade móvel do órgão, os moradores terão acesso à expedição de diversos documentos, como Carteira de Identidade, título de Eleitor e outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.