Município aprovado

Começa primeira rodada de capacitação do Selo Unicef

Do Semiárido e da Amazônia, 152 municípios maranhenses aderiram ao programa.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - Com o slogan "O mundo inteiro vai ver o seu município com bons olhos" começa a nova edição do Selo Unicef Município Aprovado. A primeira rodada de capacitação acontece esta semana no Sesc Olho D´Água, em São Luis. Nos dias 1º e 2, estarão reunidos os articuladores locais e presidentes de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de cerca de 40 municípios do Semiárido. Nos dias 3 e 4, será a vez da primeira turma da região amazônica, com quase 80 municípios convidados, também no SESC Olho D´Água. A segunda turma, com mais 35 municípios da região, está marcada para os dias 09 e 10 de dezembro, na Casa Brasil, em Imperatriz.

"Tivemos adesão de 70% dos municípios do Maranhão no Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012. É uma valiosa oportunidade de avançarmos na garantia de direitos de cada criança e adolescente do nosso estado. É no município que a vida acontece de forma concreta e muito pode ser feito para melhorar a situação de vida da infância e adolescência. Os prefeitos e prefeitas estão de parabéns pelo compromisso", comenta Eliana Almeida, coordenadora do Unicef no Maranhão.

A partir da primeira rodada de capacitação, que começa esta semana, os municípios irão participar de um ciclo de encontros e atividades durante os próximos três anos. O objetivo é provocar uma ampla mobilização local para garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes. Por um lado, os municípios serão estimulados a conhecer, debater, monitorar e avaliar seus indicadores na área de Saúde, Educação, Proteção. Por outro lado, serão promovidas atividades de participação social ligadas a temas como Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial; Mudanças Climáticas e o Impacto na Vida das Crianças; Educação para a Convivência com o Semiárido; e Esporte e Cidadania. Ao final do trabalho, em 2012, os municípios serão avaliados e aqueles que mais se destacarem serão certificados com o Selo Unicef Município Aprovado.

"Os objetivos do Selo estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, portanto, os municípios envolvidos estarão contribuindo para o Brasil alcançar este compromisso internacional", destaca Eliana Almeida. A iniciativa conta com o apoio da Petrobras e do grupo Rede Energia e faz parte do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente e da Agenda Criança Amazônia. "É uma soma de esforços para realmente assegurarmos os direitos de cada menino e menina do País", completa a coordenadora.

Confira a programação da 1ª Rodada de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado:

Turma 1 Semiárido

Local: Sesc Olho D´Água - Av. São Carlos s/n, Olho D´Água - São Luis (MA).

Data: Dias 1º de dezembro (8h às 18h) e 2 de dezembro (8h às 14h).


Turma 1 Amazônia

Local: Sesc Olho D´Água - Av. São Carlos s/n, Olho D´Água - São Luis (MA).

Data: Dias 3 de dezembro (8h às 18h) e 4 de dezembro (8h às 14h).


Turma 2 Amazônia

Local: Casa Brasil, Rua Godofredo Viana, s/n – Centro – Imperatriz (MA).

Data: Dias 9 de dezembro (14h às 18h) e 10 de dezembro (8h às 18h).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.