Relatório

Maranhão tem 6 indígenas empossados vereadores em 2025

Número consta em relatório do Ministério dos Povos Indígenas publicado nesta semana; não há dados sobre quais municípios elegeram indígenas.

Ipolítica, com informações do Governo

Letícia Awju Torino Krikati foi eleita vereadora em Montes Altos
Letícia Awju Torino Krikati foi eleita vereadora em Montes Altos (Divulgação)

MARANHÃO - O Maranhão empossou em 2025 seis vereadores indígenas, todos eleitos no pleito municipal de outubro do ano passado. Os dados são do Ministério dos Povos Indígenas, publicados nesta semana. Não há informação a respeito de quais municípios estão distribuídos os 6 parlamentares.

Na semana passada, contudo, o Ipolítica mostrou que a cidade de Montes Altos terá pela primeira vez, uma vereadora indígena da etnia Krikati. Letícia Awju Torino Krikati (MDB), de apenas 20 anos de idade, foi empossada no dia 1º de janeiro.

Em todo o país, foram eleitos 256 indígenas foram empossados no início de janeiro deste ano, nos cargos de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. Ao todo, 2.479 haviam concorrido no pleito de 2024. 

Do total de indígenas eleitos em 2024, nove são prefeitos (oito homens e uma mulher), 13 são vice-prefeitos (sendo quatro mulheres) e 234 são vereadores (36 são mulheres). 

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 170 etnias foram registradas nas candidaturas indígenas. Segundo o Levantamento da Campanha Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), feito com base em dados do TSE, 1.635.530 votos foram direcionados para candidaturas indígenas no ano passado.

Dados gerais

Os únicos estados que não elegeram indígenas para câmaras municipais e prefeituras foram Rio de Janeiro, Sergipe e Piauí. Os estados que mais elegeram indígenas são o Amazonas, com 47 eleitos; Pernambuco, com 31; e Paraíba, com 23. Já os que menos elegeram indígenas são Rio Grande do Norte, Rondônia e Goiás, com um vereador cada.

Maranhão aparece com seis indígenas eleitos, todos para o cargo de vereador.

No comparativo com as eleições municipais de 2020, o aumento de indígenas eleitos no Brasil foi superior a 8%, uma vez que 237 candidatos indígenas foram eleitos à época. Em relação às eleições de 2016, o resultado de 2020 apresentou o aumento de 28%. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.