IMPERATRIZ - Estudantes da Escola Municipal Tiradentes II, em Imperatriz, desenvolveram um aplicativo para monitorar a temperatura e o nível do rio Tocantins, é o aplicativo “AlertaITZ”. A ideia surgiu a partir das aulas de matemática.
Na primeira etapa do projeto, cinco estudantes com auxílio do professor da disciplina desenharam as telas, botões e layout da visualização do usuário do aplicativo no papel. Depois fizeram a programação do Software na ferramenta “Flutter”. O app conta com espaço de cadastro do usuário e contato para alerta e monitoramento da Defesa Civil.
O sistema operacional está disponível para download nos aparelhos celulares, tanto com o sistema Android quanto no IOS, na loja de aplicativos, no link: AlertaITZ.
O aplicativo permite orientar os usuários a partir da realidade do volume do Rio Tocantins. “Todos os anos lidamos com a cheia do Rio Tocantins, deixando a população ribeirinha desabrigada, e com o app é possível acompanhar o nível do rio e verificar em tempo real quais medidas devem ser acionadas diante das situações de alagamento”, destacou o estudante Jonas da Silva Ferreira.
O aplicativo pode ajudar, principalmente, a população que mora próxima do Rio e sofre com alagamentos no período chuvoso. O recurso pode evitar maiores transtornos. Outro fator interessante é o monitoramento das temperaturas em Imperatriz, que no período de verão tendem a ser altas.
Saiba Mais
- Comissões debatem regulamentação dos trabalhadores de aplicativos
- MA registra 27 mil trabalhadores por aplicativo, segundo IBGE
- Aplicativo permite monitorar embarcações em tempo real
- São Luís ocupa a 3ª posição das capitais com mais itens esquecidos por passageiros em viagens por app
- Conheça o novo aplicativo de conversa "Clubhouse"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.