Verão 2015

Intensificado monitoramento no Rio Tocantins

Hoje serão colocadas novas faixas de sinalização.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação/Imriante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Pouco mais de um mês de duração do período veraneio nas praias do Cacau e do Meio, em Imperatriz, e a partir desta sexta-feira (21), a Superintendência Municipal da Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, intensificam monitoramento do nível do Rio Tocantins, para evitar contratempo em caso da oscilação do rio.

Hoje serão colocadas, também, nas duas praias, novas faixas de sinalização para evitar que os banhistas avancem a aérea permitida para banho.

De acordo com o superintendente Francisco das Chagas Silva, o rio deverá sofrer alterações com a elevação do nível de vazão d’água da usina hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás.

“A partir de hoje, a vazão da Usina de Serra da Mesa já tem autorização para ser modificada, em mínima, média e máxima e daqui uns sete dias sentiremos alguma alteração no nível do Rio Tocantins, efeito cascata. Portanto, a partir do momento que a primeira tomada de água atingir o espaço de areia da Praia do Cacau ou do Meio vamos encerrar o período veraneio”, explica.

O superintende destacou, ainda, que não tem como afirmar com exatidão quando será de fato o encerramento das praias.

“Vamos acompanhar a elevação do rio diariamente, via telefone e ,também até no período da noite, para que nós e nem os barraqueiros sejamos pegos de surpresa. Mas, não temos como saber com precisão se o encerramento das praias será neste, no próximo fim de semana, ou no outro seguinte”, afirma Francisco das Chagas.

Programação

Nestes dois próximos fins de semana o funcionamento do período de veraneio será normal nas praias. Neste sábado (22), pela manhã, será realizada a "Travessia Professor Ezaías" no Rio Tocantins. O evento faz parte da programação dos Jogos de Verão promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer na Praia do Cacau.

A programação do sábado será animada com o Pop Rock Festival. No domingo terá show com a banda Tadim de Nois. A estrutura montada conta com policiamento, guarda-vidas, socorro médico e limpeza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.