IMPERATRIZ – O Projeto Social Caema Ambiental será ampliado este ano com ações em várias áreas. Uma das principais propostas, ainda, para este semestre será a transformação do projeto da rádio comunitária (funciona com caixas de som em postes de energia) em projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Desenvolvido pelo Instituto PES, em parceria com a comunidade e financiado pelas multas aplicadas pelo Juizado Especial Criminal de Imperatriz, o projeto vem atua em várias frentes no bairro que leva o nome da companhia de águas e esgoto do Estado.
No ano passado foram instaladas seis lixeiras para coleta seletiva com placas explicativas sobre como funciona a coleta e criada a rádio-poste que serve como instrumento para ajudar na educação ambiental dos moradores e é administrada pela comunidade com a participação efetiva de dois acadêmicos do Curso de Comunicação Social (habilidade em Jornalismo), da UFMA.
“O projeto continua em 2015 e a nossa ideia é ampliar todas as atividades, inclusive da rádio-poste e fazer uma articulação de extensão com a universidade”, ressaltou Nilcéa Martinho, presidente da ONG Instituto PES. Ela acrescentou que a própria comunidade vem pedindo a ampliação das rádios-poste.
Nilcéa ressaltou que existe um projeto para a transformação do prédio abandonado da subestação da Caema em um centro cultural, mas isso não mudará em nada os planos de sua entidade.
“Novas articulações estão sendo feitas sobre o Centro Cultural e vamos atrás disso, mas enquanto isso o Instituto PES vai continuar desenvolvendo suas ações como fez em 2013, 2014 e em 2015 estará ampliando ações dentro da escola, dos espaços comunitários e modernizando a associação que vai funcionar com a comunidade mesmo”, anunciou.
Saiba Mais
- Judocas do projeto social Ligga Campeã se destacam com conquista de várias medalhas no III Contender Shiai
- Alunos de projetos sociais apresentam suas iniciativas para investidores
- Projeto social acolhe crianças de Atins no contraturno escolar
- Projeto Rede de Prosperidade Familiar é lançado em São Luís
- Projeto social que oferta aulas de reforço gratuitas já atendeu mais de 250 crianças no interior do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.