SÃO LUÍS - Um projeto realizado pela Vale, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), nomeado de Rede de Prosperidade Familiar, está sendo lançado com o objetivo de construir alternativas que apoiem o enfrentamento às situações de pobreza e gerem uma perspectiva de prosperidade para famílias da área Itaqui-Bacanga e de comunidades vizinhas ao Terminal de Ponta da Madeira e da Estrada de Ferro Carajás, em São Luís.
A iniciativa será executada ao longo de três anos por uma rede com cerca de 40 organizações sociais que já atuem na região, atendendo aproximadamente 4 mil famílias. A seleção das organizações será realizada por um edital de credenciamento e as inscrições podem ser feitas pelo site (bit.ly/rededeprosperidadefamiliar) até a próxima quinta-feira (25/5).
O Rede de Prosperidade Familiar tem o intuito de fortalecer o contexto de rede, em conjunto com as organizações de base comunitária, do poder público e outras instituições, para apoiar a promoção da saúde, da educação, a geração de renda e um ambiente com mais confiança no futuro para essas comunidades. O projeto tem como premissa reconhecer as identidades, as diversidades, valorizar os saberes e as culturas dessas regiões.
As organizações selecionadas contarão com ações formativas e irão atuar no mapeamento e acompanhamento das famílias que participarão da iniciativa. A partir da experiência e conhecimento de cada organização, serão elaborados planos de ação com estratégias que colaborem para a melhoria da situação de vida das famílias, entendo suas realidades e potenciais.
Implementado pela primeira vez no Maranhão, a iniciativa está em linha com o compromisso público da Vale de contribuir para a saída de 500 mil pessoas da situação de extrema pobreza até 2030. A iniciativa compõe um conjunto de ações que a Vale está desenvolvendo, alinhada à Agenda 2030 da ONU, em especial, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 (ODS-1), relativo à Erradicação da Pobreza, constituindo uma agenda de mudança para uma vida mais próspera para todos.
A quem se destina?
Organizações de Base Comunitária que atuem na região do Itaqui-Bacanga e áreas de influência do Porto de Ponta da Madeira e Estrada de Ferro Carajás na cidade de São Luís/MA. Importante destacar que o mapeamento das famílias será feito em outra etapa do projeto, pelas organizações selecionadas no edital.
Inscrições gratuitas pelo site: bit.ly/rededeprosperidadefamiliar
Prazo pra inscrições: até 25 de maio de 2023
Saiba Mais
- Judocas do projeto social Ligga Campeã se destacam com conquista de várias medalhas no III Contender Shiai
- Alunos de projetos sociais apresentam suas iniciativas para investidores
- Projeto social acolhe crianças de Atins no contraturno escolar
- Projeto social que oferta aulas de reforço gratuitas já atendeu mais de 250 crianças no interior do Maranhão
- Dia das mães: Projeto promove venda de bonecas para manter ação social
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.