Outubro Rosa

ONG conscientiza alunos sobre o câncer de mama

A Ampare realizou a ação no Colégio Militar Tiradentes, na tarde dessa quarta-feira (30).

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
A Ampare realizou a ação no Colégio Militar Tiradentes, na tarde dessa quarta-feira (30).
A Ampare realizou a ação no Colégio Militar Tiradentes, na tarde dessa quarta-feira (30). (Jefferson sousa/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Na tarde dessa quarta-feira (29), o ginásio do Colégio Militar Tiradentes lotou de adolescentes que receberam a última rodada de conversa sobre conscientização, principalmente, do câncer de mama em homens e mulheres, em alusão à campanha Outubro Rosa. A ação foi promovida pela Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare).

Com clareza, os voluntários da Ampare explicaram aos alunos métodos de prevenção ao câncer e os cuidados necessários para manter a saúde em dia e evitar surpresas desagradáveis.

“É importante que todos tenham cuidados com a higiene pessoal. Ao iniciar uma vida sexual ativa, é aconselhável acompanhar com maior frequência o ginecologista e urologista, pois, por meio do ato sexual, muita sujeira pode ser transmitida e causar problemas futuros com câncer do colo do útero”, alertou a voluntária Meire Canjão.

“Vamos tomar cuidado, também, com a pele, pois, com os raios solares atingindo diretamente nosso corpo sem proteção, além de ter maior chance de ter câncer de pele, o tecido, também, envelhece precocemente”, complementou a voluntária Adontina Matos.

O aluno Pedro Henrique Carvalho, de 18 anos, revelou já manter cuidados com o seu corpo, mas que a palestra o lembrou sobre maiores cuidados com a higienização mais detalhada do corpo.

“É um momento importante para saber coisas que podem passar despercebidas como, por exemplo, uma higienização mais detalhada”, frisou o adolescente.

Para encerrar a apresentação, a presidente da Ampare, Glória Cortez, falou sobre o resultado da campanha Outubro Rosa e convidou os pais e alunos para a campanha Novembro Azul. Cortez ressaltou, também, que a Ampare realiza palestras de conscientização durante todo o ano.

“É uma frase que costumamos frisar: é melhor prevenir que remediar. É assim que tem que ser quando se trata de câncer. A Ampare realizou campanhas para alertar vocês sobre essa doença, mas, também, realizamos palestras durante o ano a convite dos diretores. É só chamar”, destacou Glória Cortez.

Outubro Rosa da Ampare

Durante todo o mês de outubro, voluntários e amigos da Ampare realizaram palestras de conscientização em diversas escolas dos bairros de Imperatriz. Para novembro, está programada a mesma rodada de conversas em escolas da rede de ensino da cidade, só que com o tema focado, principalmente, na prevenção dos cânceres de pele e próstata, alvos da campanha Novembro Azul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.