Outubro Rosa

Caminhada alerta para a prevenção do câncer

A caminhada seguiu da praça de Fátima até a praça Brasil, alertando sobre a prevenção.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Paulo Negrão )

IMPERATRIZ – Encerrando as atividades do Outubro Rosa em Imperatriz, uma caminhada percorreu as principais ruas do Centro da cidade na manhã deste sábado (25). Com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer, a caminhada seguiu da praça de Fátima até a praça Brasil.

Segurando faixas e balões, os participantes coloriram as ruas com o rosa e alertaram para os ricos do câncer nas mulheres, principalmente, o câncer de mama que é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima um total de 57.120 novos casos da doença no Brasil.

Desde o início do mês, diversas atividades foram realizadas em Imperatriz como parte da Campanha Outubro Rosa. Palestras em instituições, unidades básicas de saúde e faculdades, além de mesas-redondas e ações sociais fizeram parte da programação.

Umas das novidades este ano, foi a ação que coletou cabelos para o primeiro Banco de Perucas do Hospital do Câncer no Maranhão. As perucas são para as mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento contra o câncer.

Os cabelos doados devem ajudar várias mulheres, pois a assim que o cabelo de quem fizer o tratamento começar a crescer, ela vai devolver a peruca para o Hospital do Câncer, que vai doar para outra mulher.

A Campanha Outubro Rosa reforça a importância da realização do autoexame e da mamografia para detecção do câncer precocemente. O cirurgião oncológico Gumercindo Filho destacou os fatores de risco que causam o câncer de mama, como tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo.

“É preciso adotar medidas para se obter uma melhor qualidade de vida, além de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce desta doença. Esperamos que a discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama se popularize. As ações do Outubro Rosa ajudaram a difundir o conhecimento para locais menos centralizados”, disse Gumercindo Filho.

Durante a campanha, as principais recomendações para as mulheres foram:

Mamografia – a cada dois anos após os 40 anos. Mesmo que a mulher não sinta nada.

Exame clínico das mamas – a partir dos 20 anos como parte do atendimento médico integral da mulher.

Autoexame – mensalmente, de sete a dez dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Para as mulheres que não menstruam mais, deve-se escolher um dia no mês.

Ultrassonografia – é indicada em casos específicos como exame complementar, particularmente em mulheres jovens, à procura de cistos ou nódulos ou, ainda, para diferenciá-los. Também permite orientar procedimentos como punções e biopsias.

A campanha foi desenvolvida pela Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Oncoradium e Hospital São Rafael.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.