Cidadania

Programa de combate às drogas será ampliado na Região Tocantina

Cidade como Governador Edson Lobão, Senador La Roque e Davinópolis receberão o projeto em 2014.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, será expandido no ano que vem. De acordo com o coordenador do projeto, sargento Hosano Silva, este ano o programa contemplou a cidade de Buritirana, distante 70 km de Imperatriz. Em 2014 atenderá, também, outras cidades da Região Tocantina.

“O foco do projeto é realizar atividades de educação preventiva contra as drogas. O trabalho tem sido positivo porque o número de ocorrências com alunos que participaram do curso tem caído consideravelmente. Vamos expandir o projeto para as cidades de Governador Edson Lobão, Senador La Roque, Davinópolis e atender um número maior de alunos”, afirma Hosano.

O comandante do Batalhão da Policia Militar de Imperatriz, Antonio Markus da Silva Lima, disse que com a chegada de novos policiais no comando será possível atender um número maior de escolas. “A partir de fevereiro vamos estar recebendo 162 policiais, destes, serão disponibilizados pelo menos 10 para atuar diretamente no Proed, realizando o trabalho de prevenção social e combate contra as drogas”, reforça.

O Proerd trabalha em parcerias com a Delegacia do Menor Infrator e com a Vara da Infância e da Juventude.

Curso

As aulas do Proerd são trabalhadas em uma cartilha com 10 missões abordando as diversas temáticas sobre, álcool, drogas, tabaco, o cigarro, as formas de aliciamento em que as pessoas vem oferecer drogas ilícitas, maconha, crack e cocaína.

As aulas são teóricas e práticas e ocorrem no período regular de aulas, compreendido entre fevereiro e junho e de agosto a dezembro com a formatura dos alunos ao final de cada período. As atividades são em sala de aula uma vez por semana.

Formatura

Nessa quinta-feira (12), foram formados 3.200 estudantes de escolas da rede pública estadual e municipal de ensino. Desde o início do projeto em 2007, mais de 8 mil alunos foram formados.

Programa

O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) funciona desde 2007 em Imperatriz em escolas da rede pública, estadual e privada e será expandido na cidades da região. É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar.

As aulas são ministradas por um policial fardado e aplicadas nas escolas da rede de ensino pública e privada, aos alunos na faixa etária de 9 a 14 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.