Receita

Aprenda a fazer uma deliciosa moqueca maranhense

A moqueca maranhense é feita com a pescada, o dourado ou o tucunaré.

Tátyna Viana/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h39

IMPERATRIZ - A receita do JMTV-1ª Edição para o almoço da Sexta-Feira Santa é a moqueca maranhense. Vem de Imperatriz uma receita de origem indígena que ganhou um toque especial como mostra a repórter Tátyna Viana, da TV Mirante.

Aproveitando a proximidade da data, nós vamos fazer uma receita fácil e uma das mais pedidas nos restaurantes e peixarias de Imperatriz: a moqueca maranhense. Para quem não sabe, a moqueca é uma herança dos índios, só que eles faziam com o peixe assado, envolto em folhas e coberto com cinzas quentes, o que era chamado de moquém. Mas, na culinária brasileira, a moqueca ficou famosa foi com o peixe refogado, cozido mesmo. E você vai ver que os temperos variam de acordo com cada região.

A moqueca maranhense é feita com a pescada, o dourado ou o tucunaré. Nossa sugestão é usar pescada amarela. Com quatro postas grandes dá para fazer uma porção para até quatro pessoas.

Ingredientes

- uma colher de azeite de dendê;

- 200g de molho de tomate;

- uma cebola grande;

- 200ml de leite de coco;

- 200g de creme de leite;

- dois ovos;

- cheiro-verde;

- sal e;

- limão.

Preparo

Tempere o peixe com sal e limão e deixe descansar pelo menos por quinze minutos. Depois, aqueça bem a panela. Um detalhe: o chefe de cozinha José Maurício garante que a panela de barro dá um gostinho todo especial.

No azeite de dendê bem quente refogue primeiro o molho de tomate e a cebola. Em seguida, coloque os pedaços de peixe. Acrescente o leite de coco e despeje um pouquinho de água. Deixe cozinhar em fogo alto. Com o peixe cozido, coloque os últimos ingredientes (o creme de leite, os ovos, o cheiro-verde e umas gotinhas de limão) e espere mais três minutinhos com fogo alto.

A moqueca maranhense vem acompanhada de arroz branco, pirão, farofa, vinagrete e é servida borbulhando. Uma delícia de encher os olhos, aprovada por qualquer paladar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.