GOVERNADOR LUIZ ROCHA - A Promotoria de Justiça de São Domingos do Maranhão encaminhou, no último dia 1, uma recomendação à prefeitura do município de Governador Luiz Rocha, a respeito da regularização do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A partir de uma reclamação recebida, o Ministério Público constatou que não há uma rotina administrativa estabelecida para o cadastro, registro e concessão de diárias para pacientes que necessitam do TFD. O município, no entanto, recebe recursos para esse tipo de atividade.
No documento, assinado pelo promotor de justiça Rogernilson Ericeira Chaves, o Ministério Público recomenda que o TFD seja regulamentado no município, inclusive com a adaptação do valor das diárias.
A sistematização do serviço deverá passar pela implementação de uma rotina administrativa uniforme, com o estabelecimento de critérios para o cadastro, registro e concessão de diárias aos pacientes, garantindo-lhes condições dignas ao realizar tratamentos em outras cidades.
A recomendação também orienta que a Direção Regional de Saúde da qual o município é integrante seja acionada para auxiliar e intermediar na formalização dos critérios de “referência e contra-referência” (fluxos de transferência de pacientes de serviços de menor complexidade para outros mais avançados e vice-versa).
No prazo de 10 dias úteis, o município deverá encaminhar à promotoria, em resposta por escrito e fundamentada, informações sobre as medidas adotadas na solução do problema ou explicações sobre a não adoção das medidas recomendadas.
Saiba Mais
- MP do Maranhão está com inscrições abertas para Promotor de Justiça
- Promotora de Justiça fala das ações do CAO-Mulher do MP
- Sancionada lei que cria cargos em comissão no Conselho do Ministério Público
- GAECO realiza mandados de busca na Operação Occulta Nexus
- Após inspeção, MP-MA cobra alimentação adequada para crianças em casa de acolhimento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.