SÃO PAULO - O ônibus que transportava trabalhadores rurais do Maranhão para Santa Catarina e tombou no interior de São Paulo, não tinha cintos de segurança e seguia viagem sem um dos pneus em um dos eixos. A informação foi repassada por sobreviventes à polícia.
O acidente aconteceu na BR-153, entre Ocauçu e Marília, na segunda-feira (16), e deixou sete mortos e 45 feridos. As vítimas viajavam para trabalhar em colheita de maças na região Sul do país.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente com o ônibus, que partiu do município de Centro Novo do Maranhão, a 208 km de São Luís, aconteceu durante a madrugada, depois que um dos pneus estourou. Após o motorista perder o controle da direção, o veículo saiu da pista e tombou às margens da BR-153.
Seis mortes foram confirmadas no local. A sétima vítima morreu na tarde dessa terça-feira (17), após permanecer internada. Até a última atualização, a identidade dela não havia sido divulgada.
Motorista de ônibus que tombou na BR-153 é preso
O motorista do ônibus, identificado como Claudemir Moraes Moura, foi preso em flagrante. Ele será investigado por homicídio e lesão corporal na direção de veículo automotor.
O motorista também ficou ferido e permanece internado sob escolta policial no Hospital das Clínicas. A audiência de custódia deve ocorrer após a alta médica. A defesa dele ainda não se manifestou.
Em nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil informou ainda que a empresa responsável pelo coletivo também será investigada e pode ser responsabilizada diante dessas irregularidades e também da precariedade do veículo.
PRF diz que ônibus do MA que tombou na BR-153 não podia fazer viagem interestadual
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus com maranhenses não tinha autorização para realizar viagem interestadual. O veículo não possuía permissão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer fretamento fora do estado e só poderia circular dentro do Maranhão.
Ônibus que saiu do MA tinha problemas como pneus carecas e farol queimado
De acordo com a delegada responsável pelas investigações, Renata Yumi, o motorista assumiu o risco de dirigir sem um dos pneus em um dos eixos, o que pode ter colaborado para que o outro também apresentasse problemas e furasse, além de comprometer a estabilidade do veículo, provocando o tombamento. Cada eixo do ônibus leva dois pneus.
Além disso, o veículo apresentava outros problemas como pneus carecas e farol queimado. Para delegada, o motorista assumiu o risco ao retirar um dos pneus, que já tinha estourado antes do veículo entrar no estado de São Paulo, e seguir viagem com apenas um deles no eixo. Além disso, o ônibus apresentava outros problemas como pneus carecas e farol queimado.
Além do motorista preso, um outro condutor fazia o revezamento na viagem de mais de 3 mil quilômetros.
Quem são as vítimas do acidente de ônibus com maranhenses
Dos 45 feridos, 26 foram socorridos pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), 12 pelo policiamento da área, seis pelo Corpo de Bombeiros e um pela ambulância da concessionária. A Polícia Civil confirmou a identidade das seis vítimas:
- Edilson Da Silva Lima, 42 anos;
- Robson Rodrigues Alexandrino, 25 anos;
- Gonçalo Lisboa Dos Santos, 33 anos;
- Antônio Da Silva Nascimento, 47 anos;
- José Milton Ribeiro Reis, 49 anos;
- Raimundo Nonato Sousa da Silva, 41 anos.
Saiba Mais
- Defesa Civil de SP confirma mais uma morte em acidente de ônibus que saiu do MA e tombou em SP
- Número de mortos em acidente com trabalhadores do Maranhão é corrigido pela polícia
- PRF diz que ônibus do MA que tombou na BR-153 não podia fazer viagem interestadual
- Seis pessoas morrem após ônibus que saiu do Maranhão tombar em SP; pneu estourou, diz PRF
- Acidente de ônibus no Paraná deixa 19 mortos e 33 feridos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.