MARANHÃO - O governador Carlos Brandão anunciou apoio às famílias das vítimas do acidente na BR-153, ocorrido na madrugada de segunda-feira (16), no trecho da Rodovia Transbrasiliana que passa por Marília, no interior de São Paulo. O tombamento do ônibus resultou na morte de sete trabalhadores maranhenses.
Em manifestação nas redes sociais, Brandão informou que equipes do Governo do Maranhão foram mobilizadas para prestar assistência imediata aos sobreviventes e aos familiares das vítimas.
Governo do MA mobiliza equipes após acidente na BR-153
Segundo o comunicado, representantes do governo estadual, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social foram deslocados para acompanhar o caso.
A Defesa Civil do Maranhão mantém cooperação direta com a Defesa Civil paulista para agilizar o suporte necessário, incluindo o translado dos corpos.
“Agradeço ao Governo de São Paulo e à Prefeitura de Marília pela assistência diante do ocorrido. Ofereceremos todo o apoio necessário aos familiares dos sete maranhenses que perderam a vida nessa tragédia”, afirmou o governador.
O ônibus seguia em direção a Santa Catarina, onde os trabalhadores atuariam na colheita de maçãs, quando ocorreu o acidente na BR-153.
Como ocorreu o acidente na BR-153
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo tombou após o estouro de um dos pneus. O motorista perdeu o controle da direção e o ônibus saiu da pista antes de capotar.
Inicialmente, seis mortes foram confirmadas no local. A sétima vítima teve o óbito confirmado na terça-feira (17) pela Defesa Civil de São Paulo.
As vítimas identificadas são:
- Edilson da Silva Lima, 42 anos;
- Robson Rodrigues Alexandrino, 25 anos;
- Gonçalo Lisboa dos Santos, 33 anos;
- Antônio da Silva Nascimento, 47 anos;
- José Milton Ribeiro Reis, 49 anos;
- Raimundo Nonato Sousa da Silva, 41 anos.
A identidade da sétima vítima ainda não havia sido divulgada até a última atualização.
Motorista preso e irregularidades
O motorista, Claudemir Moraes Moura, foi preso em flagrante e será investigado por homicídio e lesão corporal na direção de veículo automotor. Ele permanece internado sob escolta no Hospital das Clínicas e deverá passar por audiência de custódia após receber alta.
Segundo a delegada responsável pelo caso, o condutor teria assumido o risco ao seguir viagem sem um dos pneus em um dos eixos, o que pode ter contribuído para novo estouro e comprometido a estabilidade do veículo.
Também foram constatadas irregularidades, como:
- Pneus carecas;
- Farol queimado;
- Ausência de autorização para fretamento interestadual.
Conforme a PRF, o ônibus não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar viagem interestadual e só poderia circular dentro do Maranhão. A empresa responsável pelo transporte também será investigada.
Situação dos feridos
Ao todo, 44 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para unidades de saúde em Marília, entre elas:
- Hospital das Clínicas (HC);
- Santa Casa;
- UPAs Norte e Sul;
- Hospital da Unimar;
- Hospital Materno-Infantil.
Segundo boletim médico, há pacientes em estado grave e outros em condição estável. O Hemocentro de Marília registrou aumento nas doações de sangue após apelo para atendimento das vítimas do acidente na BR-153.
Saiba Mais
- Corpos de imperatrizenses vítimas de acidente de ônibus em SP chegam ao Maranhão
- Polícia Civil e MPT apuram possíveis irregularidades trabalhistas em acidente com ônibus na BR-153
- Maranhense morta em acidente com ônibus em São Paulo gravou vídeos relatando falta de pneu; assista ao vídeo
- Acidente com mortes: ônibus não tinha cintos e viajava sem um dos pneus
- Defesa Civil de SP confirma mais uma morte em acidente de ônibus que saiu do MA e tombou em SP
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.