Decisão

Lula indica Jorge Messias para o STF

Advogado-geral da União precisará de aprovação da CCJ e do plenário do Senado para assumir a vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Barroso.

Ipolítica

Jorge Messias, atual advogado-geral da União (AGU), foi indicado pelo presidente Lula para o STF
Jorge Messias, atual advogado-geral da União (AGU), foi indicado pelo presidente Lula para o STF (Divulgação)

BRASÍLIA, DF – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). O nome agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, submetido ao plenário. Para ser aprovado, Messias precisa de pelo menos 41 votos.

Ele foi escolhido para a vaga que será aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.

Quem é Jorge Messias

Pernambucano, 45 anos, Jorge Rodrigo Araújo Messias integra o governo desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023. É considerado um dos auxiliares mais próximos do presidente e conta com apoio da ala política do PT.

Pontos-chave da trajetória de Jorge Messias

  • Tomou posse na AGU em 2023, após integrar a equipe de transição.
  • É servidor público desde 2007, com passagens pelo Banco Central e pelo BNDES.
  • É aliado de confiança do presidente Lula.
  • Trabalha com o presidente desde o governo Dilma Rousseff.

Formação e carreira pública

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias é mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional, responsável por ações de cobrança de dívidas fiscais à União.

Na administração pública, ocupou cargos de destaque:

  • Subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (SAJ).
  • Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no MEC.
  • Consultor jurídico nos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Procurador do Banco Central e do BNDES.

Papel nos governos Lula e Dilma

Em 2022, Messias integrou a equipe de transição do presidente eleito. Em dezembro daquele ano, foi anunciado como futuro chefe da AGU e tomou posse em janeiro de 2023. A instituição é responsável pela assessoria jurídica da Presidência e pela representação da União em ações relevantes no STF.

Durante o governo Dilma, Messias também ocupou posição estratégica como subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ), função central no assessoramento jurídico da Presidência. A experiência consolidou sua aproximação com o núcleo político do PT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.