Luto

Morre o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, em São Paulo

Abilio estava internado em um hospital da capital paulista, com quadro de pneumonite.

Imirante.com

Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), em São Paulo.
Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), em São Paulo. (Reprodução / Instagram)

SÃO PAULO - O empresário Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo, vítima de uma insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Conhecido por ter transformado o Grupo Pão de Açúcar, criado pelo seu pai Valentim, em um dos maiores negócios do Brasil, Abilio estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, após passar mal durante uma viagem aos Estados Unidos.

Um dos maiores nomes do empreendedorismo no Brasil, Abilio Diniz transformou o Grupo Pão de Açúcar, criado como uma doceria no fim dos anos 40, em uma das maiores companhias de alimento do mundo: no final dos anos 1960, o GPA já tinha mais de 60 lojas em 17 cidades. Abilio assumiu a presidência do Grupo Pão de Açúcar na década de 1990, substituindo o pai Valentim, e deixou a companhia em 2013.

Abilio Diniz também foi o primeiro a criar supermercado em shopping, abrir suas lojas 24 horas e criar programas de trainees no Brasil. O empresário também era apaixonado por esportes, se tornando um exemplo na prática de atividades físicas, e torcedor ilustre do São Paulo. Além disso, Abilio comandou um programa de entrevistas no canal CNN.

Abilio Diniz teve seis filhos e deixa esposa, netos e bisnetos. Em 2022, o empresário perdeu o filho João Paulo Diniz, de 58 anos, vítima de um infarto em Paraty, no Rio de Janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.