Indígena suspeito de integrar grupo de exploração ilegal de madeira é preso durante operação da PF no Maranhão
A operação desta terça é a segunda fase da Kreepym-Katejê, que revelou um complô entre indígenas, madeireiros, fazendeiros e políticos.
GRAJAÚ - A Polícia Federal (PF) no Maranhão deflagrou, nesta terça-feira (16), a operação Conluio Exploratório, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pelo juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal, em face de responsáveis pela extração e comercialização ilegal de madeiras oriundas de terras indígenas inseridas na Amazônia Legal do Maranhão.
Segundo a PF, foram expedidos dois mandados de prisão preventiva pela Justiça Federal. Um foi cumprido, resultando na prisão de um indígena. A outra pessoa não se encontrava no domicílio, quando do cumprimento, encontrando-se foragido.
A operação desta terça é a segunda fase da operação Kreepym-Katejê, a qual identificou um complô entre indígenas, madeireiros, fazendeiros e políticos locais na extração ilegal e comercialização da madeira, com a conivência por parte de alguns indígenas, ao permitir a extração de madeira, em troca de vantagem econômica indevida.
A terra indígena Geralda Toco Preta fica localizada entre os municípios de Arame e Itaipava do Grajaú e, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é a segunda Terra Indígena que sofre maior pressão de desmatamento.
Os investigados foram indiciados pelos crimes previstos no art. 50-A da Lei 9.605/98 (pelo fato de ter desmatado, explorado economicamente ou degradado floresta nativa em terras de domínio público, sem autorização do órgão competente); art. 2º, caput, da Lei n. 8.176/91 (por ter explorado matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal), cujas penas máximas poderão ultrapassar os 09 (nove) anos, considerando que os investigados praticavam os ilícitos em continuidade delitiva, realizando as condutas de forma habitual.
Saiba Mais
- PF desarticula esquema de fraudes previdenciárias no PI e MA, com prejuízo de mais de R$ 10 milhões ao INSS
- Polícia Federal investiga desvio de recursos em contratos de eventos em Codó
- Polícia Federal prende homem suspeito de render carteiro e roubar encomendas em São Luís
- PF realiza prisão de suspeito por tráfico e lavagem de dinheiro em São Luís
- Operação da PF destrói 15 mil pés de maconha plantados ilegalmente no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.