BRASÍLIA- A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 21 votos a 5, nesta quarta-feira (21) a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Zanin foi designado para a vaga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.
Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, se for aprovado pelo plenário, ele poderá atuar por 28 anos no STF — até atingir 75 anos.
Agora, o nome de Zanin segue para votação no plenário principal do Senado, onde será aprovada se o advogado obtiver o apoio de, no mínimo, 41 senadores (maioria absoluta dos parlamentares).
Advogado passou por quase 8 horas de sabatina na CCJ e respondeu sobre relação com o presidente Lula e Lava Jato.
Saiba Mais
- Veja a participação dos senadores maranhenses na sabatina de Cristiano Zanin
- Em sabatina, Zanin não se manifesta sobre inquérito no STF que apura fake news
- Senador anuncia voto contra indicação de Zanin
- "Imparcialidade ", diz Zanin em relação a Lula
- Em sabatina, Zanin diz ter experiência necessária para atuar no STF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.