Sabatina

Senador anuncia voto contra indicação de Zanin

Maggno Malta foi um dos que já apresentaram questionamentos ao ex-advogado de Lula.

Agência Senado

Atualizada em 21/06/2023 às 15h16
Magno malta informou que não apoiará indicação de Zanin
Magno malta informou que não apoiará indicação de Zanin (Geraldo Magela/Agência Senado)

BRASÍLIA -  O senador Magno Malta (PL-ES) anunciou nesta quarta-feira (21) que votará contra a indicação de Cristiano Zanin sob o argumento de que o Supremo Tribunal Federal "não é lugar para advogado". Malta também perguntou ao indicado se o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi "descondenado" pela Justiça.

Zanin esclareceu que Lula foi absolvido em diversas instâncias, em diferentes juízos e até no STF. O advogado também afirmou que o Supremo anulou processos em razão de uma falha estrutural, que era a "ausência de um julgamento imparcial, ausência de coleta de elementos e julgamento por um juiz imparcial".

“Se uma instância superior anula ou reforma uma decisão condenatória, o que prevalece é esse resultado”, explicou.

Zanin está sabatinado desde a manhã de hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A relação do petista, por sinal, foi um dos principais questionamentos a sua indicação. Essa foi uma das primeiras perguntas do relator da indicação, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), feita durante a sabatina desta quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“[A indicação de Lula] pode, de alguma forma, constrangê-lo ou comprometer sua imparcialidade como magistrado, não obstante saibamos não ser impediente legal para o preenchimento desse augusto cargo?”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.