BRASÍLIA- Nesta quarta-feira (21) durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o advogado Cristiano Zanin respondeu ao questionamento de senadores maranhenses.
O primeiro a falar foi o senador Weverton Rocha (PDT-MA). Weverton salientou que Zanin preenche todos os pré-requisitos para vaga no STF, e que o presidente Lula acertou na indicação. O senador perguntou ao indicado se o recurso do lawfare pode ser um sintoma de uma crise de representação política.
Em sua resposta, Zanin reiterou sua convicção de que os tribunais devem se ater aos princípios republicanos e legais. Ele disse que o combate à corrupção é fundamental para a sociedade, mas sempre com a observância do devido processo legal.
Para o advogado, não se pode usar o combate à corrupção como pretexto para perseguir pessoas, empresas ou instituições: Acredito que não podemos aceitar [o lawfare]. Sempre temos de dar efetividade ao combate à corrupção, mas nunca usar esse combate para promover perseguições.
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) destacou na sabatina o projeto de lei que torna a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens obrigatória. Ao comentar o assunto Cristiano Zanin afirmou que é necessário “modificar a cultura e compreender que a mulher tem que ter espaço da mesma forma que os homens na sociedade, na ocupação de cargos e nas posições políticas”.
— As medidas legislativas acabam também sendo importantes para viabilizar e corrigir essa injustiça. O Congresso já editou leis relevantes e que hoje estão sendo aplicadas com esse objetivo. Eventualmente, novas leis poderão ser pensadas sem prejuízo de consolidar, na cultura brasileira, a necessidade de assegurar o espaço às mulheres em todas as áreas.
Além de Weverton Rocha e Eliziane Gama, a outra senadora do Maranhão Ana Paula Lobato (PSB-MA) também deve votar a favor do nome de Cristiano Zanin para vaga no STF. Assim totalizando toda bancada maranhense a favor da indicação.
Saiba Mais
- CCJ do Senado aprova Zanin para vaga no STF; plenário votará indicação
- Em sabatina, Zanin não se manifesta sobre inquérito no STF que apura fake news
- Senador anuncia voto contra indicação de Zanin
- "Imparcialidade ", diz Zanin em relação a Lula
- Em sabatina, Zanin diz ter experiência necessária para atuar no STF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.