Complicou

MP Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro

Parecer do vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, aponta que as provas reunidas contra a chapa de Bolsonaro no pleito de 2022, indicam que houve abuso de poder político nas eleições.

Ipolítica

Ministério Público Eleitoral apontou abuso de poder nas eleições de 2022
Ministério Público Eleitoral apontou abuso de poder nas eleições de 2022 (Foto: Reprodução/g1)

BRASÍLIA - O Ministério Público Eleitoral opinou pela inelegibilidade do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo PDT. 

O parecer do vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, aponta que as provas reunidas contra a chapa de Bolsonaro no pleito de 2022, indicam que houve abuso de poder político nas eleições.

A ação do PDT, que está sob sigilo, acusa Bolsonaro de ter feito ataques sem provas ao sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. 

Leia também: PL vai acionar Márcio Jerry no Conselho de Ética

A ação cita declarações do ex-presidente contra as urnas eletrônicas.

O parecer do procurador, contudo, pede a rejeição das acusações contra o então candidato a vice-presidente, Braga Netto.

O TSE ainda não definiu a data em que o processo será julgado. 

A defesa de Bolsonaro pediu a suspeição do ministro Alexandre de Moraes no julgamento, por causa de manifestações públicas do ministro contra o ex-presidente. 

Bolsonaro também já fez declarações públicas contra o ministro. 

O pedido de suspeição do ministro, contudo, foi rejeitado pela Corte Eleitoral. 

Ainda não há data para o TSE julgar a ação. Os ministros podem ou não seguir o entendimento do Ministério Público Eleitoral.

O g1 e a TV Globo tentam contato com a defesa de Bolsonaro nesse processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.