BRASIL - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio a Donald Trump, ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, neste domingo (3). Os norte-americanos poderão votar até esta terça-feira (5). No vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro menciona que os Estados Unidos, sob a liderança de Trump, projetavam poder em um mundo sem guerras.
Bolsonaro comentou sobre o trabalho de Trump no comando dos Estados Unidos. “Hoje vemos guerras, o terrorismo regressar e a censura a nos restringir. O regresso de Trump é a certeza de um mundo melhor. Sem guerras, sem terrorismo e com um regresso à liberdade na sua forma mais pura”, afirmou Bolsonaro.
Ele encerrou a mensagem se descrevendo como “inelegível para ocupar cargos sem cometer um único crime”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já condenou Bolsonaro à inelegibilidade em duas ocasiões, por abuso de poder político.
Trump é o candidato do partido Republicano que disputa a Casa Branca contra a candidata Democrata Kamala Harris, atual vice-presidente do país.
Passaporte retido
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que reteve o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e proíbe seu contato com investigados nas apurações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e a venda irregular de joias recebidas em viagens internacionais. Moraes argumentou que as investigações da Polícia Federal (PF) estão em andamento e não há justificativa para modificar essa decisão.
Além de manter as restrições, o ministro negou também o acesso de Bolsonaro à delação de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. A decisão foi unânime entre os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Moraes, e o julgamento ocorreu de forma virtual, finalizando na sexta-feira (18).
Saiba Mais
- Bolsonaro sobre a eleição de Trump nos EUA: "ressurgimento de um guerreiro"
- Bolsonaro negocia apoio do PL e defende anistia
- STF rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito sobre a PF
- Lula e Bolsonaro possuem agenda marcada no Maranhão
- Lula deverá indenizar Bolsonaro por fala sobre móveis do Alvorada
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.