BRASÍLIA- Em reunião com ministros sobre os 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que é preciso ter otimismo para passar confiança à população. Segundo ele, se for para governar pensando no que dizem os críticos e o mercado, é “melhor desistir”.
Para Lula é necessário que seus ministros não sejam pessimistas “Eu queria dizer a vocês que meu otimismo não é exagerado. Se eu não acredito numa coisa, eu não faço."
Lula também voltou a falar em geração de emprego e diz ser uma obsessão. De acordo com o petista, para que isso aconteça, os bancos públicos terão de fornecer "crédito facilitado e com prazos adequados" para micro e pequenas empresas e cooperativas.
O presidente também cobrou ainda, que o governo tire do papel o programa "Desenrola", prometido durante a campanha para lidar com o superendividamento dos brasileiros a juros altos, por exemplo, no cartão de crédito.
Durante seu discurso, Lula ainda falou sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, e disse ter certeza que foi “uma tentativa de golpe”. Sem citar o adversário político Jair Bolsonaro, Lula afirmou que a ”democracia sofreu um golpe no governo anterior" Ele elogiou a união das instituições depois dos ataques às sedes dos Poderes.
“Foi um gesto que eu penso que vai marcar o nosso mandato, porque não foi um gesto qualquer. Aquilo [8 de Janeiro] foi uma tentativa de golpe feita com a maior desfaçatez por um grupo de reacionários, um grupo de fascistas, um grupo de extrema direita que não queria deixar o poder“, declarou.
Saiba Mais
- Participação de Bolsonaro em planejamento de golpe de Estado
- Fazenda estuda novo imposto sobre previdência privada
- Lula sanciona suspensão de dívida do Rio Grande do Sul por 3 anos
- Taxa de desemprego entre jovens aumenta no Brasil
- Diego Galdino retorna ao Governo e ocupa posto no Ministério do Esporte
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.