Operação

PF prende coronel da PM por omissão nos ataques de 8 de janeiro

Além de um coronel, outros policiais militares foram presos no bojo das investigações sobre os ataques às sedes dos três Poderes no Distrito Federal.

Ipolítica, com informações do G1

Atualizada em 07/02/2023 às 09h33
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto foi preso pela PF nesta terça-feira
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto foi preso pela PF nesta terça-feira (PMDF/Reprodução)

BRASÍLIA - Um coronel da Polícia Militar do Distrito Federal e outros PMs foram presos na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal, por suposta omissão e colaboração com os atos do dia 8 de janeiro em Brasília, que resultou na depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF foram presos o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF; o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar; o policial Flávio Silvestre de Alencar, envolvido na ação que "liberou" o acesso dos vândalos ao prédio do Supremo Tribunal Federal e o policial Rafael Pereira Martins.

Ao todo são três mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, além de seis mandados de busca e apreensão. A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação da PF. 

Nas redes sociais, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comentou a operação da PF. 

“Polícia Federal segue fazendo trabalho de investigação dos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro. As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus 'homicidas'”, pontuou. 

Leia também: Defesa de Anderson Torres pede revogação da prisão ao STF

Prisões

O coronel Naime Barreto havia sido exonerado do cargo pelo ex-interventor federal Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, poucos dias após os ataques as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Naquela ocasião, à TV Globo, a defesa de Naime confirmou que, no domingo em que ocorreram os atos, ele estava em um hotel fazenda.

O policial Flávio Silvestre de Alencar é um dos militares flagrados por uma câmera de segurança em um carro da PMDF que escolta outras viaturas para longe da grade de contenção que impedia os bolsonaristas de avançar até o prédio do STF. Foi por esse motivo que ele foi investigado e preso.

A defesa do policial nega as acusações. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.