Bloco econômico

Lula diz que está de acordo com renovação do Mercosul

Presidente brasileiro falou ao lado do presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, que defende possibilidade de acordos comerciais unilaterais com países de fora do bloco.

Ipolitica com informações do g1

Atualizada em 25/01/2023 às 16h22
Lula diz que está de acordo com renovação do Mercosul
Lula diz que está de acordo com renovação do Mercosul (Reprodução)

BRASÍLIA- Durante visita ao Uruguai nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que está totalmente de acordo com a proposta do presidente Luis Alberto Lacalle Pau que defende mudanças no Mercosul. Declaração foi dada ao lado do mandatário uruguaio em Montevidéu

Luis Alberto Lacalle Pau, defende a possibilidade de o país negociar, de forma unilateral, acordos comerciais com países de fora do Mercosul, bloco comercial que, além de Uruguai e Brasil, reúne também Paraguai e Argentina. O presidente Uruguaio negocia com a China um tratado de livre comércio, que está em fase avançada.

"Quero dizer para o presidente que as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul estamos totalmente de acordo", disse Lula ao lado do colega uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou.

O comportamento uruguaio tem provocado descontentamento de outros membros do bloco. Em dezembro do ano passado, Lacalle Pou e o presidente argentino, Alberto Fernández, se desentenderam durante uma reunião de líderes do Mercosul. Fernández disse que o Uruguai está descumprindo as regras do bloco, e que isso implica um rompimento com os outros sócios.

"Quero dizer ao presidente e à imprensa uruguaia que os pleitos do presidente Lacalle são mais que justos. Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, os interesses da sua economia e os interesses do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é preciso se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios", afirmou Lula.

Lula está em Montevidéu, no Uruguai, segundo trecho da primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Antes, Lula esteve na Argentina, onde se encontrou com o presidente Alberto Fernández e participou, junto com dezenas de chefes de Estado da América Latina e do Cariba, da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.