GESTÃO

Membros do governo Lula ganham cargos em empresa de gás do Rio

Silvio Almeida, José Mucio, Celso Amorim e Ricardo Cappelli assumem cargos no conselho da empresa de gás do Rio, Naturgy

Ipolítica

O ex-secretário de comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli , foi um dos nomeados.
O ex-secretário de comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli , foi um dos nomeados. (Arquivo)

BRASÍLIA - A Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, conhecida como Naturgy, anunciou a nomeação de quatro integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu Conselho de Administração. Os indicados pelo BNDES, que detém 34,55% do capital da estatal privatizada em 1997, receberão um salário de R$ 19.461 mensais. Entre os nomeados estão os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e José Mucio (Defesa), Celso Amorim, assessor internacional da Presidência, e Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Destaca-se que apenas José Mucio possui experiência prévia no setor energético.

Desde suas nomeações, os novos conselheiros já participaram de duas reuniões, ocorridas em novembro de 2023 e fevereiro deste ano. A escolha dos membros do conselho pela estatal segue a prática governamental de indicar servidores para tais posições, visando complementar seus rendimentos.

O BNDES, ao comentar sobre as indicações, enfatizou que a legislação vigente não exige experiência no setor de atuação da empresa para os conselheiros, valorizando, em vez disso, a diversidade de perfis. Segundo o banco, essa diversidade é crucial para o processo de tomada de decisão nas companhias, contribuindo para uma maior qualidade e segurança nas deliberações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.