Viagens

Mercado do turismo reaquece, e famílias começam a se preparar para as férias de verão

Mercado de hotelaria, turismo e companhias aéreas confirmam reaquecimento e estimam voltar aos índices pré-pandemia

Portal Brasil 61*

- Atualizada em 11/11/2022 às 07h06
Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados no Estado.
Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados no Estado. (Divulgação)

BRASIL - A servidora pública Daniela Martins está animada. Depois de quatro anos sem sair do Brasil, está de passagens compradas e hospedagem reservada para passar as festas de fim de ano em Orlando, nos Estados Unidos. As viagens de férias, que costumavam ser frequentes anos atrás, deram uma pausa nos últimos tempos, por conta, principalmente, da pandemia, mas também da alta do dólar e outras questões financeiras. Ela planejou e quer descansar junto com a família.

“A gente decidiu por conta da pandemia, o tempo que a gente ficou sem viajar e sem contato com os parentes, então a gente resolveu marcar uma viagem em família, uma oportunidade para reunir todo mundo.”

Leia mais:

Veja 10 pontos turísticos para conhecer no Maranhão

No primeiro semestre de 2022, São Luís registra maior taxa de ocupação hoteleira dos últimos 10 anos

A menos de dois meses das festas de fim de ano, muitas famílias fazem como da Daniela e começam a se programar para curtir esse período de festas fora de casa. E dentro deste planejamento as passagens aéreas são parte expressiva do orçamento total de uma viagem. As companhias também estão otimistas para o fim do ano e já se preparam para a temporada de verão. 

Uma companhia aérea brasileira prevê 2.000 voos dedicados ao mercado de turismo, entre os meses de dezembro e janeiro. Este ano a empresa ainda vai expandir a parte de pacotes turísticos, abrindo operações em mais cidades brasileiras, oferecendo voos diretos para o Nordeste do país. Mais um indício da recuperação do setor. 

Destinos mais procurados

Um dos destinos mais procurados, tanto pelos brasileiros quanto por estrangeiros, o Rio de Janeiro (RJ), já comemora a boa taxa de reserva dos hotéis da cidade. Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, as festas de fim de ano, principalmente, o réveillon, aumentaram em 20% a taxa de reserva com relação ao ano passado. São esperados turistas dos Estados Unidos, Mercosul e Europa. 

“Nós já estamos com média de 70% de ocupação em muitos hotéis na Zona Sul do Rio de Janeiro e na Barra da Tijuca. No mesmo período do ano passado nós estávamos com menos de 50%, quer dizer, isso já mostra um réveillon de casa cheia”
 
No último trimestre, as cidades mais procuradas do país, segundo o Ministério do Turismo, foram São Paulo (SP), Gramado (RS) e Fortaleza (CE). Para o próximo feriado prolongado, de Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro, levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) mostra que além desses três destinos, outros como Rio de Janeiro, Porto de Galinhas e Foz do Iguaçu estarão entre os mais visitados.

Maranhão

Dados do Observatório do Turismo apontam que o número de desembarques no Maranhão ultrapassou os dados registrados de três anos atrás.  

Segundo números do Observatório do Turismo, em agosto deste ano, foram registrados 71.980 desembarques na capital e 11.955 em Imperatriz, o que representa 0,79% a mais que o mesmo período 2019 e de 30,54% a mais em relação ao ano passado.  

O momento é tão favorável ao setor, que o Maranhão agora conta com voos diários para Barreirinhas, onde estão os Lençóis Maranhenses.

Dados do Observatório do Turismo também apontam que o Maranhão manteve uma taxa de ocupação acima de 60% no mês de setembro na maioria das regiões do Estado, está é a maior taxa registrada para o período nos últimos quatro anos, inclusive quando comparado com números de antes da pandemia.

O destaque positivo ficou para a região do Polo São Luís que manteve 68,06% dos quartos de hotéis ocupados, em seguida aparece o Polo Lençóis com 63%, Polo Chapada das Mesas com 54,79% e Polo Delta das Américas com 42,97%. 

*Com informações da Setur-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.