Censura

Bolsonaro afirma que acordo entre TSE e WhatsApp não tem validade

Posicionamento do presidente da República ocorreu nesta sexta durante evento com apoiadores na cidade de Americana (SP).

Imirante com informações do G1

Presidente realizou Motociata na cidade de Francana
Presidente realizou Motociata na cidade de Francana (Divulgação)

BRASÍLIA - O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta sexta-feira (15) que o acordo entre o aplicativo de mensagens WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem validade. 

Ele disse que o acordo representa "censura". O presidente foi aplaudido pelos apoiadores ao criticar a atuação do TSE.

Na quinta-feira (14), o WhatsApp anunciou a permissão para envio de mensagens a milhares de pessoas, mas acrescentou que, no Brasil, a ferramenta só será liberada após o período eleitoral, o que segundo a empresa, reforça o acordo firmado em fevereiro junto à Justiça Eleitoral.

“Adianto para vocês: o que eu tomei conhecimento nesta manhã é simplesmente algo inaceitável, inadmissível e inconcebível. O WhatsApp passa a ter uma nova política para o mundo, mas uma especial, restritiva para o Brasil. Isso após um acordo com três ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Cerceamento, censura, discriminação. Isso não existe. Ninguém tira o direito de vocês nem por lei, quem dirá por acordo com o TSE. Esse acordo não tem validade, e nós sabemos como proceder", afirmou Bolsonaro.

Nesta sexta Bolsonao voltou a tratar do tema. "Já adianto: isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Agora, abrir uma excepcionalidade para o Brasil, isso é inadmissível, inaceitável e não vai ser cumprido esse acordo que, porventura, eles realmente tenham feito com o Brasil com informações que eu tenho até esse momento", finalizou.

Até o fim da tarde de hoje o TSE não havia se manifestado sobre o tema. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.