Combate à fome

"Programa de Aquisição de Alimentos" recebe adesão de 12 prefeituras

Com novas participações, já são 547 municípios e 23 Estados aptos a operar o novo modelo do programa.

Imirante.com, com informações do MDS

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS – Prefeituras da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Sergipe assinaram compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade "Compra Direta com Doação Simultânea". Os termos de adesão dos 12 municípios – incluindo Cururupu, no Maranhão – foram publicados no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23).

Agora, são 547 prefeituras e 23 governos estaduais aptos a desenvolver o programa. O próximo passo para os municípios que aderiram ao novo formato do PAA é elaborar um plano operacional com propostas de participação no programa. O documento deve apresentar metas de beneficiários fornecedores e das entidades a serem atendidas – unidades da rede socioassistencial, entidades de segurança alimentar e nutricional, instituições públicas ou filantrópicas de ensino, entre outras.

São definidos, também, parâmetros de execução, como quantidade de agricultores familiares em situação de pobreza, percentual de mulheres atendidas e quantidade de produtos orgânicos ou agroecológicos produzidos. O ministério disponibiliza um sistema informatizado para que os governos estaduais e prefeituras operem, acompanham e monitorem as ações desenvolvidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.