Orçamento 2003 é maior preocupaçâo do FMI, diz Tollini

Gustavo Bernardes, Agência Brasil - ABr

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Brasília - O Orçamento 2003, que tramita no Congresso Nacional, tem sido a maior preocupação dos técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse hoje o secretário de Orçamento Federal, Hélio Tollini, depois de reunir-se por aproximadamente duas horas com os dez técnicos do FMI, que estão no Brasil para revisar o acordo de US$ 30 bilhões firmado em agosto deste ano. Segundo Tollini, o grupo passou a maior parte do encontro discutindo os orçamentos deste ano e de 2003. "Mostramos que nem todo impacto na receita é ganho líquido", disse. A missão ouviu ainda as avaliações do governo brasileiro sobre os possíveis impactos na arrecadação, a partir das despesas vinculadas ao dólar. Novos parâmetros exigem novas reestimativas em sua plenitude", concluiu.

Tanto o coordenador da missão, Jorge Marquez-Ruarte, quanto o secretário Hélio Tollini, consideraram o encontro positivo. Segundo o secretário, o grupo ficou satisfeito com a explanação das medidas anunciadas hoje pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, em relação a antecipação do ano fiscal de 2002 para 15 de dezembro.

A missão deve passar o feriado e fim de semana avaliando os números do orçamento no hotel onde está hospedada. Na próxima segunda-feira (18), a missão tem um encontro agendado nos Departamentos de Controle das Estatais, no Ministério do Planejamento, para se inteirar da situação das empresas estatais brasileiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.