Eleição simulada

Bela Vista do Maranhão é o primeiro e único município brasileiro a testar a nova urna eletrônica

Eleição simulada com a nova urna eletrônica, modelo 2020, será realizada neste domingo (21).

Imirante.com, com informações do TRE-MA

- Atualizada em 18/08/2022 às 22h02
Nova urna eletrônica, modelo 2020.
Nova urna eletrônica, modelo 2020. (Foto: Divulgação / TRE-MA)

BELA VISTA DO MARANHÃO - O município maranhense de Bela Vista do Maranhão, a 246 km de São Luís, será o primeiro e único município do país a testar a nova urna eletrônica, modelo 2020. O teste será realizado neste domingo (21), em eleição simulada que ocorrerá de 8h às 12h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o objetivo da simulação é a apresentação dos requisitos de segurança do processo eletrônico de votação, transparência, treinamento de mesários, entre outros testes que servem de parâmetros para a Justiça Eleitoral.

Ainda segundo o TRE-MA, a eleição simulada contará com a participação voluntária do eleitorado de Bela Vista do Maranhão. Todo os eleitores do município estão convidados para participar da simulação com a nova urna. Os interessados devem procurar seu local de votação habitual, portando documento com foto, no horário estipulado.

Eleição simulada

A eleição simulada é um projeto realizado pelo TRE-MA desde o ano eleitoral de 2004, que testa vários dados num ambiente simulado ao real do dia da votação, só que com candidatos fictícios.

Com a eleição simulada, o TRE avalia a votação na nova urna eletrônica, assim como a atuação de mesárias e mesários, além de realizar medições do tempo de habilitação e do voto em si, lembrando que em 2022 serão 5 cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Para esta eleição simulada de Bela Vista estão convidadas (os) as (os) 10.338 eleitoras e eleitores, que votam nas 39 seções eleitorais dos 11 locais de votação do município.

Acompanhando a ação, estarão a presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar, o corregedor regional eleitoral, desembargador José Luiz Almeida, membros da Corte, o juiz Samir Mohana (titular da 77ª zona eleitoral), equipe de servidores do Regional das áreas de tecnologia da informação, cerimonial, comunicação e treinamento de mesários, além de equipe do Tribunal Superior Eleitoral, que acompanhará os trabalhos e estará também à disposição para tirar dúvidas.

Histórico de eleições simuladas no Maranhão

O projeto pioneiro intitulado de “eleição simulada” é promovido pelo TRE do Maranhão desde o ano eleitoral de 2004. A primeira cidade a recebê-lo foi Aldeias Altas, em 1º de agosto de 2004. Ele também já ocorreu Lima Campos (2020), Montes Altos (2018), São João do Sóter (2016), Fernando Falcão (2014), Benedito Leite (2012), Paço do Lumiar e Raposa (2010), São José de Ribamar (2008 e 2006).

A nova urna eletrônica – modelo 2020

Nas eleições de 2022 uma boa parte do eleitorado terá a oportunidade de conhecer essa nova versão da urna eletrônica, a primeira a ter uma aparência diferente desde que foi criada.

A UE2020 é mais moderna, mais segura, e trazem novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade, garantindo uma proteção ainda maior ao sigilo e à integridade do voto, também abrirá caminho para que o exercício do direito constitucional ao sufrágio esteja ao alcance de todas e de todos.

As inovações da UE2020 começam já na construção física. Ela possui baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção.

Também passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.

O terminal do mesário no modelo UE2020 foi totalmente reformulado. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Isso possibilitará que, no futuro, a foto da eleitora ou do eleitor também apareça na tela quando a identificação biométrica for realizada.

O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

Locais de votação de Bela Vista do Maranhão e quantidades de eleitores em cada um:

1. Colégio Municipal André Lobato Martins – Povoado Tocantins – zona rural – 457 eleitores;
2. Escola Municipal Neuza Pinto Xavier – Povoado Curva da Mata do Boi – zona rural – 1.309 eleitores;
3. Colégio Municipal Lourival Coelho – Centro – zona urbana – 740 eleitores;
4. Colégio Municipal Rezinga – Povoado Rezinga – zona rural – 431 eleitores;
5. Colégio Municipal de Chapadinha - Povoado Chapadinha – zona rural – 386 eleitores;
6. Escola Municipal Gentil Moreira Lima – Povoado Centro do Lulu – zona rural – 226 eleitores;
7. Unidade Integrada de Bela Vista – zona urbana – 1.323 eleitores;
8. Escola Municipal Eliézer Moreira – povoado Aratauy – zona rural – 1.649 eleitores;
9. Escola Municipal Dr. José Ribamar de Matos -Centr- zona urbana – 647 eleitores;
10. Ceefm Cidade de Bela Vista – Vila Aguiar – zona urbana – 1.866 eleitores;
11. Escola Municipal Deputado Pedro Veloso – Centro – zona urbana – 1.304 eleitores.

Programação

Data: 21.08.2022
Local: Escola Municipal Deputado Pedro Veloso
8h: acompanhamento da abertura da seção, impressão da zerézima e votação
13h: totalização
16h: avaliação final
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.