Lençóis Maranhenses

Senadora quer esclarecimentos sobre abordagem de fiscal do ICMBio armado

Ana Paula Lobato apresentou requerimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Ipolítica

Agente do ICMBio apontou armas para carro de turismo
Agente do ICMBio apontou armas para carro de turismo (Reprodução)

BARREIRINHAS- A senadora Ana Paula Lobato, vice-líder do PSB no Senado, protocolou nesta segunda-feira (11) requerimento na Comissão de Meio Ambiente da Casa solicitando esclarecimentos ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, sobre a atuação de um agente que apontou arma de fogo na direção de um motorista de turismo e de turistas, em Barreirinhas, durante o feriado de Independência. O episódio ocorreu durante fiscalização no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

No documento, a parlamentar enfatiza a importância de buscar respostas concretas e um posicionamento claro da presidência do ICMBio. “A segurança dos visitantes e a preservação ambiental são fundamentais. Nossa intenção é obter informações detalhadas sobre o que aconteceu e garantir que medidas preventivas sejam implementadas. É inadmissível que um incidente como esse ocorra em áreas de tamanha importância para a biodiversidade e o turismo maranhense”, destacou.

A senadora expressou sua preocupação com a situação, reforçando a necessidade de buscar esclarecimentos e medidas preventivas para evitar que incidentes como esse ocorram novamente no local, que recebe milhares de visitantes todos os anos. “Necessário que a má conduta seja devidamente apurada é punida”, reiterou.

No documento, a parlamentar chamou a atenção, ainda, para o fato de o carro contar com a presença de oito turistas, incluindo crianças. “Um disparo acidental da arma de fogo poderia causar uma tragédia”, observou.

Reação - A situação sobre a qual a senadora pede esclarecimentos ocorreu durante uma fiscalização dentro da área conservação do Parque Nacional e assustou os turistas. O fiscal alegou, como é possível ouvir em vídeo que circulou nas redes, que o motorista jogou o veículo para cima dele. Ao ver o agente com a arma em punho, uma das turistas alertou: “A gente é turista e não tem culpa”.

Um homem, que estava no grupo, pulou do carro para tentar acalmar o fiscal do ICMBio. “Autua ele pronto. Não aponta arma pra ele, não”. Os turistas temiam pela segurança de todos, e o vídeo repercute nas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.