MARANHÃO – Um vídeo gravado por câmera de celular mostra um fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) puxando uma arma de fogo e apontando para um motorista de veículo com turistas que seguiam para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nesse domingo (10).
A situação ocorreu durante a fiscalização dentro da área conservação e assustou os turistas. O fiscal alegou, como é possível ver no vídeo, que o motorista jogou o veículo para cima dele. Ao ver o agente com a arma em punho, uma das turistas alertou: “A gente é turista e não tem culpa”.
Um homem, que estava no grupo, pulou do carro para tentar acalmar o fiscal do ICMBio. “Atua ele pronto. Não aponta arma pra ele não”. Os turistas temiam pela segurança de todos, e o vídeo repercute nas redes sociais.
No site do ICMBio consta a seguinte orientação: “Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a logomarca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação”.
Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que foi instituída comissão para apurar os fatos e responsabilidades relacionadas ao incidente.
Veja a nota na integra
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que foi instituída comissão para apurar os fatos e responsabilidades relacionadas ao incidente ocorrido no último domingo (10/9) no Parque Nacional Lençóis Maranhenses, conforme dispõe o Regulamento Interno da Fiscalização.
Na ocasião, constatou-se que o motorista não possuía autorização para transporte de passageiros, o que resultou na autuação dele e da empresa responsável, nos termos do que dispõe o Art. 77 do Decreto nº 6514, de 2008.
O condutor do veículo apresentava comportamento agressivo, não obedeceu à ordem de parada e jogou o carro em direção ao fiscal, que, em reação, levantou a arma. Todos os fatos relatados serão apurados.
O controle de acesso ao parque e as atividades de fiscalização têm o objetivo de garantir a segurança das pessoas e coibir ilícitos ambientais que ameaçam a conservação da biodiversidade.
No parque, só é permitida a atuação de profissionais e empresas credenciadas junto ao ICMBio.
Taxação gera confusão
Na semana passada foi verificado outro problema em um dos acessos aos Lençóis Maranhenses. Um grande congestionamento e confusão foram registrados na entrada para Santo Amaro do Maranhão, município no interior do Estado, onde passou a valer a taxação de turistas. A cidade é uma das portas de entrada para ter acesso às belezas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver uma grande quantidade de veículos em um engarrafamento logo na entrada para o município, onde estaria um ponto de pagamento da taxa de R$10 por turista. Algumas pessoas reclamaram da demora no atendimento.
Assista ao vídeo:
Saiba Mais
- Ministério do Turismo investe em melhorias dos Lençóis Maranhenses
- Região dos Lençóis Maranhenses ganha mais capacidade de fornecimento de energia elétrica
- Senador elogia reconhecimento dos Lençóis Maranhenses pela Unesco
- Governo do Estado e Federal alinham ações voltadas para os Lençóis Maranhenses
- Gisele Bündchen curte os Lençóis Maranhenses ao lado da filha: "Sempre sonhei em visitar"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.