BARRA DO CORDA - A cidade de Barra do Corda, que fica na Mesorregião do Centro Maranhense, a 448 km de São Luís, registrou a maior temperatura do Nordeste na última terça-feira (21), de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com 38,5 ºC, o município maranhense ocupou o terceiro lugar no ranking de cidades mais quentes do Brasil, sendo a única do Maranhão a aparecer na lista.
O aumento das temperaturas no Brasil tem relação direto com o fenômeno natural El Niño, que está sendo mais rigoroso em 2023, e com a Crise do Clima, causada pela emissão de gases de efeito estufa, responsáveis por tornar eventos climáticos extremos mais comuns.
Cuidados
Durante a onda de calor e de baixa umidade, o Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para a pele e umidifiquem o ambiente. A baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Saiba Mais
- Maranhão tem onda de calor ao sul, e pode haver chuva isolada em outras áreas
- Nova onda de calor começa nesta quinta-feira (14) e tem temperaturas até 5ºC acima da média em cidades do Maranhão; veja quais
- Nova onda de calor pode deixar dias ainda mais quentes no Maranhão de 14 a 20 deste mês
- Onda de calor liga alerta em relação à saúde de bebês e crianças
- Meteorologista esclarece sobra onda de calor no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.