Saúde

"Motolâncias" reforçarão o Samu em Bacabal

Imirante, com informações da Mirante FM Bacabal

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

BACABAL - Duas motos vão reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Bacabal, município localizado a 240 km da capital maranhense, São Luís. O município dispõe dos veículos desde 2009, mas que nunca saíram do pátio do Samu. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de colocou as motos nas ruas.

Cada motolância possui cilindro de oxigênio, material para curativos, reanimação do paciente e equipamentos que são utilizados na imobilização de vitimas de acidentes. As "motolâncias" serão pilotadas por profissionais da área da saúde, como técnicos de enfermagem ou enfermeiros, que passaram por treinamentos de pilotagem e capacitação em atendimentos de emergências exigidos pelo Ministério da Saúde.

Devido ao longo tempo sem utilização, as motos tiveram que passar por uma revisão e, só então, liberadas para circular. Por ter mais facilidade de acesso aos lugares mais hostis e de grande fluxo de veículos, a direção do Samu acredita que as motos terão papel fundamental nos casos de maior gravidade.

"A moto tem mais facilidade de trafegar em locais de difícil acesso e com isso chega mais rápido ao local do acidente. Toda essa agilidade pode ajudar a salvar muitas vidas", diz Fabiane Marins, diretora do Samu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.