AMARANTE DO MARANHÃO – Foi preso na manhã desta quarta-feira (21), no município de Amarante do Maranhão, o suspeito de assassinar um indígena no último dia 3 de setembro. A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão temporária contra ele.
O indígena Janildo Oliveira Guajajara, que já foi Guardião da Floresta, foi assassinado com tiros nas costas quando voltava de uma festa, em Amarante do Maranhão, na região da Terra Indígena Arariboia.
Leia mais:
Dupla suspeita de matar indígena na frente da esposa e do filho é presa em Arame
Indígena Guajajara é morto com seis tiros em Arame, no Maranhão
Indígenas são mortos, um a tiros e outro atropelado, em Amarante do Maranhão e Arame
Hoje, os policiais realizaram, além da prisão, uma busca na residência do suspeito e apreenderam uma espingarda. Segundo o delegado Alex Coelho, da Delegacia Regional de Imperatriz, o caso não tem relação com conflitos de terras.
As lideranças indígenas já fizeram cobranças por agilidade nas investigações e pedem mais proteção das autoridades. Ao todo, seis índios guardiões da floresta foram assassinados desde que o grupo foi formado no Estado, há 15 anos.
A Terra Indígena Araribóia tem 423 mil hectares de extensão e uma população estimada de 12 mil indígenas. A reserva registra a maioria dos casos de assassinatos no Maranhão, com 35 mortes nos últimos 10 anos.
Outras prisões
Na semana passada, dois suspeitos da morte do indígena Antônio Cafeteiro Silva Guajajara foram presos, após determinação judicial na cidade de Arame. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi assassinada a tiros na presença da sua esposa e de um dos filhos, uma criança de colo, no último dia 11, no povoado Jiboia, zona rural de Arame.
Saiba Mais
- Morre Tuíre Kayapó, ícone da defesa dos direitos indígenas
- Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
- Homem mata indígena e em seguida é linchado em Barra do Corda
- OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global
- Comunidades indígenas de Itaipava do Grajaú relatam problemas com água e energia elétrica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.