Teatro maranhense

Espetáculo infantil faz apresentações gratuitas em Timon

"Aventuras no Mundo Encanado" tem como objetivo a conscientização.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A história começa com Chico Bola, um tatu-bola dedicado a proteção do meio ambiente e principalmente do bioma em que vive: a caatinga.
A história começa com Chico Bola, um tatu-bola dedicado a proteção do meio ambiente e principalmente do bioma em que vive: a caatinga. (Foto: divulgação)

TIMON - O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” realiza nos dias 21, 22 e 29 de novembro e primeiro de dezembro onze apresentações gratuitas em Timon, no Maranhão. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, a peça infantil passará por escolas e contará com duas apresentações abertas para toda a cidade, na Praça Bairro Formosa e Praça São José.

Para democratizar e ampliar a cultura, o projeto conta com tradução simultânea em Libras - Língua Brasileira de Sinais - e com o recurso da audiodescrição voltada para pessoas com deficiência visual. As apresentações têm como foco conscientizar a população local sobre o meio ambiente.

Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que contextualiza as características geográficas da região e seus problemas, com um personagem relacionado ao ecossistema.

A história começa com Chico Bola, um tatu-bola dedicado a proteção do meio ambiente e principalmente do bioma em que vive: a caatinga, que está ameaçada pelo desmatamento e pelas queimadas cada vez mais constantes. Preocupado com seu habitat, ele utiliza sua capacidade de se enrolar em sua armadura para chegar até os malfeitores, que desrespeitam o meio ambiente, conscientizando-os sobre a importância da conservação das águas e das matas.

“Os serviços da Águas de Timon vão além do abastecimento de água na cidade, mas também realizamos ações de educação ambiental de modo que os moradores entendam sobre a importância do consumo consciente. Com as aventuras no mundo encanado, nossa intenção é transformar os pequenos em verdadeiros defensores do meio ambiente, promovendo atividades lúdicas que incentivem a consciência ambiental nas crianças”, relata assistente social Natália Frota, responsável pelas ações socioambientais da Águas de Timon.

Além do Maranhão, a peça passa por mais seis estados (Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Piauí e Rondônia). De 2013 a 2017, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” viajou por 20 cidades de sete estados, totalizando 678 apresentações gratuitas e impactando diretamente cerca de 126 mil pessoas.

Confira a programação:

Apresentação “Aventuras no Mundo Encanado”

Data: 21 de novembro

Horário: 07h30

Local: E. M. Firmo Pedreira - Av. Boa Vista, Bairro Boa Vista

Data: 21 de novembro

Horário: 10h e 13h15

Local: E.M. Tia Ester - Avenida Parnarama, 304, Bairro: Joia

Data: 22 de novembro

Horário: 07h30

Local: E.M. Estevam Belo - Rua 11, Bairro Novo Tempo

Data: 22 de novembro

Horário: 10h30 e 13h30

Local: E.M. Padre Fábio – Rua 8, Bairro Santo Antônio

Data: 29 de novembro

Horário: 10h e 13h30

Local: E.M. Ney Rodrigues - Rua 1, Bairro Multirão

Data: 29 de novembro

Horário: 16h

Local: E.M. Tia Conrada - Rua 6, Parque São Francisco

Data: 01 de dezembro

Horário: 08h

Local: Praça Bairro Formosa

Data: 01 de dezembro

Horário: 17h

Local: Praça São José

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.