Teatro maranhense

Grupo de teatro homenageia Luiz Pazzini em programação cultural

A ação ocorrerá no dia 18 de setembro, às 17h, nas redes sociais do Sesc Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Luiz Roberto de Souza, o Luiz Pazzini, foi ator, encenador, arte-educador e teatrólogo radicado no Maranhão.
Luiz Roberto de Souza, o Luiz Pazzini, foi ator, encenador, arte-educador e teatrólogo radicado no Maranhão. (Foto: Paulo Socha)

SÃO LUÍS - O grupo Cena Aberta fará parte da programação do Derresol Cultural (Sesc Marnahão), dialogando com artistas, professores e pesquisadores do teatro maranhense, para traçar as trangressões estéticas elaboradas pelo Prof. Me. Luiz Pazzini, que faleceu em março deste ano em decorrência do covid-19.

A ação ocorrerá no dia 18 de setembro, às 17h, nas redes sociais do Sesc Maranhão. A proposta "Luiz Pazzini – Transgressões Estéticas na Cena Teatral Maranhense" propõe um debate acerca das práticas artísticas e pedagógicas do arte-educador Luiz Roberto de Souza e sobre as novas formas de fazer teatro no Maranhão, que são evocadas pelo teatro contemporâneo.

Como convidado, estará o ator, diretor, e pesquisador das artes cênicas o Prof. Me Abimaelson Santos; o crítico, ensaísta, pesquisador da pedagogia do teatro, o Prof. Dr. Arão Paranaguá. E com o propósito de enriquecimento transdisciplinar ao debate, paticipará a Educadora do Campo, a Prof. Dra. Diana Diniz, que acompanhou ações de formação de teatro na educação do campo pelo Mestre Pazzini, na cidade de Bacabal.

O debate tem como público-alvo artistas da cena, educadores do campo, professores de teatro, produtores e gestores culturais, amantes e entusiastas do teatro e todos aqueles que pensam em dizer algo através do teatro.

Sobre Pazzini

Luiz Roberto de Souza, o Luiz Pazzini, foi ator, encenador, arte-educador e teatrólogo radicado no Maranhão. Graduado e Mestre em Teatro pela ECA - USP, nascido em 1953 na cidade de Servínia-SP, Luiz Pazzini dedicou-se a prática artística pedagógica do teatro no Maranhão desde 1992, quando ingressou como professor, do então Departamento de Artes, da Universidade Federal do Maranhão.

Luiz Pazzini, que faleceu na tarde de 29 de abril deste ano, em decorrência do novo corona vírus, participou ativamente na formulação e fundação do curso de Licenciatura em Teatro na mesma universidade, em 1999. O Mestre Pazzini criou o coletivo Cena Aberta, onde deixou a sua mais marcante contribuição como artista/docente/pesquisador. Tinha como objetivo pesquisar a linguagem teatral pautada na relação ator, pesquisador e educador, desenvolvendo experimentos cênicos, intervenções e espetáculos performáticos sempre explorando espaços inusitados e com alunos e alunas do curso de Teatro/UFMA.

No grupo e coordenando o projeto de extensão “Memória e Encenação em Movimento” (PROEXCE/UFMA), e ofertando oficinas formativas para professores das Licenciaturas do Campo, discentes do Ensino Médio, atores e populações quilombolas do Estado do Maranhão, foi contemplado com prêmios federais que oportunizaram a continuidade da pesquisa que carrega em seu cerne os ensinamos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Teatro Político de Bertold Brecht.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.