Ano Novo

Veja dicas para atrair proteção, amor e prosperidade, segundo a Bruxaria Natural Neopagã

A artista, professora e pesquisadora, Mariana Robson fala sobre meios de atrair boas energias para os próximos 12 meses e explica o calendário Celta, seguido pelas religiões Neopagãs.

Paulo Pontes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Mariana Robson, praticante da Bruxaria Natural Neopagã. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mariana Robson, praticante da Bruxaria Natural Neopagã. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - O Réveillon é um momento onde muitas pessoas costumam seguir tradições, fazer simpatias e rituais para atraírem coisas boas para o ano que está por vir. Em entrevista ao Na Mira, a artista, professora e pesquisadora, Mariana Robson, praticante da Bruxaria Natural Neopagã, dá dicas de como iniciar o ano atraindo proteção, amor e prosperidade.

"Todos esses elementos que serão mencionados apenas potencializarão nossas intenções, mas não funcionarão sozinhos, portanto, é necessário que façamos nossa parte para que em muito breve possamos usufruir dessa energia do amor, união e harmonia com muito mais vigor", ressalta Mariana Robson.

"Vale lembrar que não existem barreiras para a energia, portanto, pensem e mentalizem coisas boas, belas e prósperas a todos aqueles que amam, pois essas manifestações são recebidas pelo Universo e retribuídas a nós da mesma maneira que emanamos", completa.

Potinho da Proteção

Potinho da proteção, pontas de Quartzo transparente, Hematita e Onix. (Foto: Arquivo Pessoal)
Potinho da proteção, pontas de Quartzo transparente, Hematita e Onix. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em um potinho com tampa, adicione ervas e elementos de proteção como o sal grosso, dentes de alho, cravinhos da Índia, casca de cebola e ervas como folhas de louro, sálvia e arruda. Para potencializar, você pode colocar dentro do pote ou ao lado, cristais que tragam essa energia de proteção, como a Turmalina, Onix, Hematita, Obsidiana Negra e pontas de Quartzo.

Potinho da Prosperidade

Potinho da prosperidade, pontas de Quartzo, Citrino, ametista, Quartzo Rosa e Lápis Lazuli. (Foto: Arquivo Pessoal)
Potinho da prosperidade, pontas de Quartzo, Citrino, ametista, Quartzo Rosa e Lápis Lazuli. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesse potinho, você adiciona grãos como arroz, feijão, milho, grão de bico, soja em grãos, lentilha e também especiarias e ervas como a canela em paus, alecrim e lavanda. Os cristais recomendados para harmonizar com o potinho de prosperidade são o Citrino, Pirita, Olho de Tigre e Esmeralda.

É importante que esses elementos sejam adicionados em um ambiente onde a família se reúna, como na sala de estar ou de jantar, que seja constantemente limpo e organizado, livre de larvas astrais, que estão presentes na poeira, bagunça e ambientes sujos, dando abertura para que energias negativas adentrem nosso lar.

Harmonização de ambiente familiar com os potinhos de proteção e prosperidade, cristais e incensário de Ganesha, Deus Hindu. (Foto: Arquivo Pessoal)
Harmonização de ambiente familiar com os potinhos de proteção e prosperidade, cristais e incensário de Ganesha, Deus Hindu. (Foto: Arquivo Pessoal)

Outra dica é fazer o uso dos cristais no ano que se inicia, em meditações, como amuletos e também para energizar os ambientes. Cada cristal possui uma frequência vibracional distinta, então, em meio a situação em que o mundo se encontra, carregado de incertezas, medo e tristeza, o indicado é utilizar cristais que aumentem a energia da saúde física e mental, cura, amor e tranquilidade. Exemplos:

Ametista: Eficiente no campo espiritual e emocional. No campo físico, atua equilibrando o sistema nervoso, aumentando a motivação, auxiliando no tratamento de insônia, eliminando os sintomas de medo e ansiedade e trazendo a energia da saúde e cura para males psíquicos e físicos.

Quartzo Rosa: Elimina preocupações, acalma a mente e as emoções, auxiliando nos quadros de ansiedade e medo. Por ser um cristal ligado ao chakra cardíaco, altera a frequência do coração, relaxando e promovendo uma melhor respiração. É também a pedra do amor, ajudando a potencializar essa energia de amor próprio e entre todos os seres viventes.

Hematita: a Hematita além de promover a proteção física, psíquica e energética, é também um cristal relacionado a saúde, pois auxilia nos processos de infecções.

Onix: Traz a confiança e apoio para as circunstâncias difíceis da vida. É uma pedra de resistência, organização mental e que, com isso, afasta as sensações de medo e insegurança. É conhecido como um cristal de muito poder, indicado também para ser usado como amuleto.

Lápis Lazuli: O Lápis Lazúli harmoniza a mente e a alma, promove o equilíbrio as emoções, ajuda a entrar em contato com nosso espírito e acelera nossa evolução. Ele também funciona como um potente amplificador de energia, capaz de estimular o intelecto, ativar os Chakras Superiores e desintegrar as energias negativas ao redor.

Quartzo transparente: Conhecido como mestre dos cristais, potencializa nossos pensamentos positivos e dissipa os negativos. Também aumenta a frequência vibracional se combinados com outros cristais como os mencionados anteriormente.

Mariana Robson ainda explica que é necessário dar continuidade a todas as medidas de proteção, haja vista que ainda estamos vivendo uma situação de pandemia mundial, e é necessário honrar a própria vida e as de todos os irmãos, pois é imprescindível que se esteja em sintonia energética e também no plano físico.

"Para que toda essa energia de proteção, amor e prosperidade esteja sempre presente em nossas vidas é importante darmos continuidade a todas as medidas de proteção, como o distanciamento social, uso de máscara, higienização adequada das mãos e principalmente não promovermos ou participarmos de aglomerações", esclarece.

Ano Novo no calendário Celta

Ceia da noite de Samhain. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ceia da noite de Samhain. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mariana Robson explica que os praticantes das religiões Neopagãs seguem o calendário Celta, onde as celebrações ocorrem de maneira diferente do calendário Gregoriano, o qual a sociedade atual segue.

"Nós bruxos celebramos o Ano Novo duas vezes, pois seguimos a celebração de Samhain, que é o Ano novo pagão e também celebramos o Ano Novo tradicional de 31 de dezembro seguindo a festividade do calendário Gregoriano, por estarmos inseridos em uma sociedade onde nossas vidas sociais são guiadas de maneira diferente de nossos ancestrais, mas vale ressaltar que honramos igualmente essas comemorações e também aproveitamos a energia de toda essa atmosfera global de fins e recomeços para refletir, planejar, agradecer e pedir bênçãos para este ciclo que se inicia", esclarece.

A professora ainda conta que no paganismo acredita-se que os praticantes fazem parte da natureza, e dela, herdam sua essência cíclica. Para honrar esses ciclos da Terra, que também se manifestam em no âmbito pessoal, segue-se a Roda do Ano, que vai de acordo com os ciclos da Natureza, como os Equinócios, Solstícios e estações durante um período de um ano.

Mariana ressalta que essa é uma escolha pessoal e de identificação interna do praticante, seguir a roda do ano Norte ou Sul, independente da localização onde habite.

"A Roda do Ano é um conjunto de celebrações da Natureza, das quais chamamos de Sabbats. São eles: Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas, Mabon e Samhain. Dentre eles, o Sabbat onde damos fim a um ciclo para o início de outro, como no réveillon, é Samhain, que acontece na noite de 31 de Outubro, popularmente conhecido como Dia das Bruxas ou Halloween para os que assim como eu, seguem a Roda do Norte", explica.

"Para os que seguem a Roda Sul, acontece em 31 de Abril. Samhain significa morte, recomeço e renascimento e é a noite em que o véu entre o mundo terreno e o mundo dos mortos está mais fino, facilitando a comunicação entre esses dois planos, sendo um dia para reflexões, comunicação, celebrações e culto aos nossos ancestrais, reverenciando a eles e aos nossos Deuses. Nesse dia, é comum que tenhamos uma bela ceia, com frutas, pães, ervas, cristais, velas, vinhos e música. E é também um momento para pedirmos proteção e estabelecer metas para o novo ciclo que está por vir", finaliza.

Mariana Robson deixa uma mensagem positiva para os leitores do Na Mira. "Desejo a 'todxs' Boas Festas, saúde e proteção para o ano que se inicia. Que a Grande Mãe e o Grande Pai abençoem a vida de cada um, independente de segmento religioso, etnia ou classe social, pois somos todos UM. Blessed Be!".

Acompanhe Mariana Robson no Instagram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.