(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Saulo Martins e Glaucia Melo no Cabana

E mais: O Brasil volta à vitrine

PH

PRESENÇAS de grande charme pontificando na noite de ontem no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: Saulo Martins e Glaucia Melo, que atualmente residem em Atins, coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
PRESENÇAS de grande charme pontificando na noite de ontem no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: Saulo Martins e Glaucia Melo, que atualmente residem em Atins, coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 Uma triste lembrança

Os países que sofreram o tsunami devastador de 26 de dezembro de 2004, uma das maiores catástrofes da história recente, recordarão na próxima semana as mais de 220 mil pessoas que morreram quando as ondas gigantes atingiram comunidades costeiras no Oceano Índico.

Naquele dia, ondas de até 30 metros de altura deixaram milhares de pessoas desabrigadas e mataram moradores e turistas, que passavam as férias de fim de ano em praias paradisíacas.

Um terremoto submarino de 9,1 graus de magnitude provocou a maior fratura de falha já registrada e enviou ondas gigantes na direção das costas do Oceano Índico, com uma grande velocidade, em poucas horas e sem aviso prévio.

Segundo a EM-DAT, uma reconhecida base de dados mundial sobre desastres, 226.408 pessoas morreram na catástrofe.

Almoço para dom Jaime

Quem participou, em Porto Alegre, do almoço em homenagem ao mais novo cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Francisco, dom Jaime Spengler, conta que foi um momento inesquecível.

A música Jesus Bleibet Meine Freude (Jesus Alegria dos Homens), do compositor Johann Sebastian Bach e interpretada pela pianista Marina Gimenez, foi o som que harmonizou o almoço reservado que padres, bispos, religiosos e convidados tiveram junto ao recém-criado cardeal, dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano da capital gaúcha.

O evento, ontem, no Salão Nobre da Catedral, reuniu cerca de 380 pessoas. Na entrada, o fruto do mar preferido de dom Jaime: camarões ao perfume de limão siciliano, mix de folhas, fitas de abobrinhas e cenoura marinadas, brotos e flores. No prato principal, medalhão de filé mignon ao demi-glace com champignons, mousseline de baroa e farofa crocante. De sobremesa, peras ao vinho tinto, acompanhadas de sorvete de creme e crocante de castanhas. Tudo isso acompanhado do vinho gaúcho Perini.

Perdeu-se a conta de quantas fotos foram feitas com o Cardeal e quantos apertos de mãos foram dados por dom Jaime.

Reforma tributária

A Câmara dos Deputados deu início ontem à maratona de votações de matérias econômicas prevista para esta semana com a aprovação da regulamentação da reforma tributária. O projeto principal teve 324 votos favoráveis e 123 contrários.

A versão apresentada pelo relator rejeitou parte das mudanças que haviam sido feitas pelo Senado. Lopes voltou a incluir, por exemplo, as bebidas açucaradas (como refrigerantes e chás prontos) na lista de produtos que ficarão sujeitos ao novo Imposto Seletivo, que será aplicado sobre bens e serviços nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

O relator também retirou o saneamento básico do rol de setores com direito a alíquota reduzida de 60% da alíquota-padrão.

A alegação é que o mecanismo de cashback, também previsto no texto da reforma, já estabelece o retorno de tributos pagos pela população mais pobre pelos serviços de saneamento.

A votação foi marcada por críticas de deputados de oposição, que afirmam que o novo desenho tributário vai levar a aumento de carga para os contribuintes.

Todo cuidado é pouco

Consultar regularmente o médico e realizar exames de rotina são atitudes fundamentais para o diagnóstico precoce, que amplia as chances de cura.

Desde 2011, o décimo primeiro mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem a população masculina.

“O objetivo é que os homens assumam o protagonismo no cuidado com sua saúde, seja na mudança de hábitos, para ter mais qualidade de vida, seja no agendamento de consultas com o médico e na realização de exames preventivos”.

Todo cuidado é pouco...2

Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem em relação à própria saúde, 46% deles só vão ao médico quando sentem algum incômodo.

E, apesar do descaso, metade tem medo ou ansiedade quando pensa na possibilidade de ficar doente.

Entre as doenças urológicas que mais preocupam, o câncer ficou na frente, com 58% das respostas.

A preocupação faz sentido, já que anualmente cerca de 225 mil homens são diagnosticados com câncer no Brasil2. E depois do câncer de pele não-melanoma, o de próstata é o tipo mais comum entre os homens, seguido do colorretal, pulmão, estômago e boca.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, o Brasil terá 71.730 novos casos de câncer de próstata.

DE RELANCE

O Brasil volta à vitrine

Protagonista em conquistas do Real Madrid, Vinicius Junior foi eleito o melhor jogador do mundo em votação promovida pela Fifa e deixou para trás frustração da Bola de Ouro.

A conquista do atacante da Seleção, que também se destaca pela sua luta antirracista no futebol, encerra seca de 17 anos do país na premiação.

Ontem, o craque Vini Jr. recebeu a honraria na cerimônia do The Best, em Doha, no Catar. O reconhecimento vem após o brasileiro completar uma temporada acima da média, com gols em momentos decisivos, títulos e consolidação como um dos principais nomes do esporte dentro e fora de campo.

Assim, o atacante de 24 anos se torna o sexto jogador do país a receber o prêmio, se unindo a Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005) e Kaká, o último brasileiro eleito o melhor do mundo pela entidade máxima do futebol, em 2007.

Eleito oito anos o melhor do mundo, o argentino Messi é o maior vencedor da premiação, seguido de Cristiano Ronaldo (5).

O Brasil volta à vitrine...2

– Eu era uma criança que jogava bola descalço, perto da pobreza e do crime. Estou fazendo isso por muitas crianças que acham impossível chegar até aqui. Agradeço a todos que votaram em mim. É algo muito importante. Agradeço à minha família por ter deixado de viver seu sonho para viver o meu sonho. Quero seguir no Real Madrid por muito tempo, mas não deixo de agradecer ao Flamengo, por ser o clube que me colocou em campo – afirmou o brasileiro.

Vini Jr., enfim, é o melhor do mundo. Aos brasileiros, resta a torcida para que ele se torne um vencedor também com a camisa amarelinha.

Sérgio Balata com a mãe Marjorie, o irmão Joaquim e as irmãs Dandara e Daniela
Sérgio Balata com a mãe Marjorie, o irmão Joaquim e as irmãs Dandara e Daniela

Movimento na noite

Uma terça-feira movimentada por grupos de amigos fazendo coro de “parabéns pra você”.

Foi assim ontem à noite no restaurante Cabana do Sol, o da Ponta do Farol.

Uma das mesas mais concorridas reunia os juízes de Direito Gisela e Rogério Rondon, que levaram a família para comemorar a nova idade dela, que transcorreu no dia 2.

Outra mesa, tinha o DJ Sérgio Balata reunido com a mãe Marjorie, o irmão Joaquim, as irmãs Dandara e Daniela, o cunhado Mauro Filho e meia dúzia de amigos muito especiais.

Novamente Sérgio Balata com o cunhado Mauro Filho, o médico Igor Nogueira e o Repórter PH
Novamente Sérgio Balata com o cunhado Mauro Filho, o médico Igor Nogueira e o Repórter PH

Marisa Paredes

“O cinema espanhol fica sem uma de suas atrizes mais icônicas, Marisa Paredes, que deixa para trás uma longa carreira na qual o público pôde assisti-la mais de 75 vezes na grande tela”, afirmou a Academia Espanhola de Cinema em sua conta na rede social X.

Com uma trajetória construída desde sua estreia, aos 14 anos, Paredes foi uma das grandes atrizes da Espanha. Sua carreira alcançou uma nova dimensão após sua primeira colaboração, no início da década de 1980, com o diretor Pedro Almodóvar, com quem estabeleceria uma grande parceria a partir de sua participação em Maus Hábitos (1983).

Os dois trabalharam juntos em De Salto Alto (1991), A Flor do meu Segredo (1995), Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e A Pele que Habito (2011).

Marisa Paredes...2

Marisa Paredes foi premiada com o Goya pelo conjunto de sua carreira em 2018, mesmo ano em que fui apresentado a ela e ao ator Gael Garcia Bernal, pelo próprio Pedro Almodóvar, durante a noite de gala do Festival de Cannes.

Marisa Paredes também participou de produções internacionais como A Vida É Bela (1997), do italiano Roberto Benigni, e A Espinha do Diabo (2001), do mexicano Guillermo del Toro.

Juliana Alves e Gaby Amarantos nos bastidores de “Manga Rosa”, que será apresentado por Dadá Coelho (acima, à esquerda) na GNT. A estreia está marcada para 21 de janeiro
Juliana Alves e Gaby Amarantos nos bastidores de “Manga Rosa”, que será apresentado por Dadá Coelho (acima, à esquerda) na GNT. A estreia está marcada para 21 de janeiro

 Para escrever na pedra:

“O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página”. De Santo Agostinho.

TRIVIAL VARIADO

A estreia do filme brasileiro “Ainda estou aqui”, que narra o caminho doloroso vivido pela família do ex-deputado federal Rubens Paiva (PTB), eleito em 1962, cassado pela ditadura militar em 1964 e exterminado em 1971 pelos militares de uma forma brutal, tem levado a sociedade brasileira a mergulhar em uma reflexão profunda sobre o que estava em jogo do outro lado desta disputa.

Sem titubear, o filme deseja mostrar às claras que a esquerda também se organizava em torno do valor à família, dos afetos e que havia um projeto nacional de sociedade, cultura e política.

Existem amigos que a gente não vê todo dia. Mas são tão importantes que a gente nunca esquece. Ontem perdi uma antiga amizade: morreu Clelda Heluy Ferreira, que conheci no esplendor da juventude.

Hoje é dia de confraternização de fim de ano do Grupo Mirante. Uma tarde festiva reunirá todos os servidores da empresa, em clima de Natal, no pátio da TV Mirante.

Transações: transferências de recursos e pagamentos feitos por meio do Pix somaram R$ 11,9 trilhões no 1º semestre deste ano.

Visitantes: o Brasil recebeu 5,967 milhões de turistas estrangeiros até novembro deste ano, superando o total de 2023.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.