Virada de ano

Vai passar o Réveillon fora do Maranhão? Veja como fica o tempo no Ano Novo no Brasil

A meteorologia alerta para virada no tempo neste último fim de semana de 2023.

Imirante, com informações do ClimaTempo

Atualizada em 28/12/2023 às 07h10
Na região Nordeste pode ocorrer pancadas de chuva.
Na região Nordeste pode ocorrer pancadas de chuva. (Foto: Priscilla Aguiar/g1)

BRASIL - O ano se despede com virada no tempo sobre algumas regiões do Brasil. Este último fim de semana de 2023, promete ser um pouco mais frio em cidades do Sul, um pouco mais úmido no Sudeste e ter algumas pancadas até mais regulares em parte da costa norte do país. Veja os sistemas que irão atuar entre o final de semana (30 e 31 de dezembro) e a segunda-feira, 1º de janeiro de 2024:

Teremos uma frente fria avançando na região Sudeste (chega em SP/RJ no sábado (30) e fica de domingo, para segunda-feira (1º) estacionária entre o norte do RJ e o ES).

A alta pressão avança na retaguarda da frente fria, com o centro do sistema atuando mais próximo ao Sul do Brasil, trazendo uma circulação mais fria e úmida no leste de SP e do RJ entre o domingo, 31/12 e a segunda-feira, primeiro dia de 2024.

Baixa pressão no norte do Paraguai, próximo da fronteira com Mato Grosso do Sul, trazendo mais umidade.

Fluxo de umidade de Norte a Sudeste, passando também sobre o Centro-Oeste Brasileiro e VCAN no mar entre o domingo e a segunda, próximo da costa norte/nordeste do Brasil.

Previsão para o último dia de 2023

O domingo, 31 de dezembro de 2023, será chuvoso e com queda de temperatura no Estado do RJ. A chuva persistente, também terá períodos de intensificação e há risco de acumulados elevados na Serra fluminense e no centro-norte fluminense. Cidade do Rio, com chuva mais forte na madrugada de sábado para o domingo. Ao longo do dia, a chuva ainda será frequente, por vezes grossa, mas sem expectativa de temporal.

Dia nublado, fresco e com garoa na Grande SP. Litoral paulista terá dia nublado com períodos de chuva fraca a moderada. Podem ocorrer alguns temporais localizados no norte paulista, em grande parte de MG, no centro-sul do ES, no Centro-Oeste, no Amazonas, no sul do PA e no TO.

A região Nordeste terá sol e calor, mas a massa de ar seco enfraquece e ocorrem pancadas de chuva (especialmente entre a tarde e à noite) por grande parte da região (com exceção de áreas litorâneas entre Salvador e Maceió). As pancadas de chuva mais expressivas, com raios, são esperadas para o interior da Região.

A maior parte do Sul do Brasil terá tempo estável e uma virada do ano com temperatura amena, por influência de uma massa de ar polar. Durante o domingo, há condições de chuva fraca no litoral do PR e de chuviscos em Florianópolis e na grande Curitiba.

Primeiro dia de 2024

O primeiro dia do ano ainda vai começar instável, com chuva frequente e temporais entre o ES, norte do RJ, a maior parte de MG e a Região Centro-Oeste.

As condições de chuva aumentam ainda mais na região Nordeste e também há risco de temporais, com destaque para o interior da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.

No Norte, a previsão é de muito sol e pouca a nenhuma chuva entre RR, noroeste do Pará e Amapá. Manaus, no Amazonas, ainda vai seguir com tempo mais instável, assim como as cidades do centro-sul do Pará e no Tocantins, onde há risco de pancadas de chuva mais frequentes e com forte intensidade. 

A maior parte do Sul do Brasil e áreas do centro-oeste de SP, terão predomínio de sol e tempo firme, com elevação de temperatura. Um pouco de chuva é prevista para as capitais Curitiba e Florianópolis. Porto Alegre inicia o novo ano com tempo seco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.