Carnaval 2020

Conheça o esquema de segurança montado para o Carnaval do Maranhão 2020

Serão mais de 300 atrações entre apresentação de escolas de samba, grupos culturais diversos e shows.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Policiamento terá reforço nos espaços de folia.
Policiamento terá reforço nos espaços de folia. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Carnaval do Maranhão abre oficialmente nesta sexta-feira (21), com a cerimônia de entrega simbólica da chave da cidade à Corte de Momo. A abertura será na Passarela do Samba, no Anel Viário, e terá ainda vasta agenda nos circuitos oficiais organizados pelo Governo do Estado na Beira Mar, Madre Deus e Rio Bacanga, novidade neste carnaval. Serão mais de 300 atrações entre apresentação de escolas de samba, grupos culturais diversos e shows de artistas locais e nacionais.

Saiba mais:

Último pré-Carnaval de São Luís animará a Beira-Mar e a Madre Deus neste fim de semana

Diversidade de ritmos marca último dia do Pré-Carnaval da Madre Deus​

Circuito Rio Bacanga: conheça a novidade do Carnaval em São Luís​

O policiamento terá reforço nos espaços de folia, com monitoramento permanente, mobilizando cerca de seis mil policiais da Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, em todo o estado. Neste festejo, a segurança pública conta com sistemas de videomonitoramento, radiopatrulhamento e torres de observação, garantindo ainda mais segurança aos brincantes. A festa carnavalesca vai até o dia 25 de fevereiro.

“O aparato da Segurança Pública está preparado para este momento, que sabemos, é uma grande festa popular, onde a demanda cresce e requer a força das polícias para prevenir e agir, se necessário for. A exemplo dos últimos cinco anos, este será mais um carnaval de animação, alegria, paz e segurança para quem vier prestigiar”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela.

Os circuitos oficiais de folia serão cobertos pela Polícia Militar, durante todo o período. Cerca de cinco mil militares foram escalados para acompanhar os eventos no estado, realizando ações preventivas e policiamento ostensivo. O foco é evitar roubos, consumo exagerado de álcool, uso de drogas e orientar o público sobre atitudes de segurança. O trabalho cobre as programações da Região Metropolitana de São Luís e cidades do interior do estado com tradição carnavalesca.

A polícia montará barreiras nos acessos aos eventos e contará com policiamento a pé, monitorando cada ponto das festas; com viaturas; motocicletas; com apoio do Esquadrão de Polícia Montada (cavalaria) e do Centro Tático Aéreo (CTA); além do radiopatrulhamento, que atua nas chamadas do 190. Nos Circuitos Madre Deus, Beira Mar e Passarela do Samba, a segurança terá reforço com uso do sistema de videomonitoramento. No Circuito Beira Mar e Rio Bacanga, a Polícia Militar instalou, ainda, torres de observação para melhor visualizar o público e também ser vista.

O comandante-geral da Polícia Militar, Pedro Ribeiro, ressalta que “todas as unidades da corporação estarão disponíveis para atuar nos eventos de carnaval, tanto na programação oficial, quanto em festas nas quais a Militar for acionada para prestar apoio, eventos nos bairros, além de cidades do interior onde há tradição carnavalesca”. O comandante lembra que o trabalho é feito de forma integrada com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-MA e órgãos da Prefeitura de São Luís.

O plano de ação da Polícia Militar conta com o Batalhão de Policiamento de Turismo do Maranhão (BPTur), Batalhão Tiradentes, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhões de Área nos bairros, Grupo de Operações Especiais (GOE), Cavalaria, Centro Tático Aéreo (CTA), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e Serviço de Inteligência. “Todo o plano foi organizado para que o público se divirta e tenha a polícia presente, em todos os espaços de eventos”, pontua o comandante Pedro Ribeiro. Paralelamente, a PM mantém as ações de rotina nos bairros.

A Polícia Civil vai destacar mais de 700 policiais para cobertura das festas do Carnaval do Maranhão. Estará em funcionamento, com reforço policial, os plantões da Cajazeiras, Delegacia da Cidade Operária (Decop), Cohatrac, além de efetivo das superintendências Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e de Investigação Criminal (Seic).

O efetivo fica de prontidão nos locais de evento e, também, na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati. O planejamento se estende aos demais municípios do interior do estado em que houver agenda carnavalesca. “É um período em que reforçamos a equipe e mantemos um plano de trabalho mais dinâmico. No Carnaval, todas as nossas unidades estarão de prontidão”, reiterou o delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) prossegue com o esquema de segurança colocado em prática desde o pré-carnaval. Com a mobilização do Comando Operacional Metropolitano, mais de 300 bombeiros trabalham na prevenção de acidentes; fiscalização de estruturas de palco, som, arquibancadas; serviço de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. O trabalho é coordenado do posto de comando instalado próximo aos circuitos, de onde será distribuído o efetivo e equipamentos.

A estrutura de apoio conta com quatro ambulâncias, um caminhão de combate a incêndio e viaturas operacionais, tripuladas por guarnições de bombeiros. O aparato estará posicionado em locais estratégicos. Campanhas educativas a foliões e instruções a vendedores ambulantes que utilizam gás de cozinha também integram o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros.

No Circuito Beira Mar, haverá a presença de guarda-vidas, em embarcações que ficarão entre as pontes Bandeira Tribuzzi e São Francisco, para atendimentos de emergência. “Neste carnaval a expectativa é de público ainda maior e o efetivo do Corpo de Bombeiros estará presente para contribuir com a segurança dos brincantes. Todo o espaço com grande fluxo de pessoas receberá reforço dos militares e de viaturas operacionais”, declarou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

Carnaval 2020

O Carnaval do Maranhão terá mais de 300 atrações maranhenses e nomes nacionais como Margareth Meneses, Zeca Baleiro e a banda Mesa de Bar. Ainda, Mano Walter, bloco Bota Pra Moer com Criolina, Duda Beat, Otto e bloco Lamparina com Cidade Negra, nos circuitos oficiais da Beira Mar, Madre Deus e Rio Bacanga. Além das atrações nacionais, a programação conta com blocos de trio elétrico na Avenida Beira-Mar e blocos de rua na Madre Deus.

No novo circuito do Rio Bacanga, (entre as avenidas Senador Vitorino Freire e Africanos), o destaque são os shows de artistas maranhenses. Na Passarela do Samba, o tradicional desfile das escolas de samba e grupos culturais, com entrega simbólica da chave da cidade à Corte Momesca, na sexta-feira (21).

A programação do Carnaval do Maranhão será de 21 a 25 de fevereiro, e no dia 26, Quarta-Feira de Cinzas, haverá apuração dos desfiles, na Passarela do Samba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.