Reconhecimento

Projeto de São Luís é premiado com Troféu Baobá de Literatura em São Paulo

A delegação ludovicense também foi convidada para abrir a solenidade de entrega do prêmio.

Na Mira / Com informações da Agência São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
As professoras participantes do projeto escolheram a lenda da Serpente para mostrar os encantos e belezas de São Luís aos participantes do evento.
As professoras participantes do projeto escolheram a lenda da Serpente para mostrar os encantos e belezas de São Luís aos participantes do evento. (Foto: reprodução/ Agência São Luís)

SÃO LUÍS - O projeto ludovicense Contadoras de Histórias foi o ganhador da 3ª edição do Troféu Baobá de Literatura e receberá, neste sábado (27), o troféu em São Paulo. A premiação, instituída pelos Coletivos de Contadores de Histórias Grupo Paulistano Línguas Encantadas e Encantantes e Grupo Paulista Contadores do Reino, reconhece iniciativas e personalidades que fortalecem as artes literárias e narrativas, contribuindo para a valorização do livro e o gosto pela tradição oral.

Para receber o prêmio e também fazer a abertura do evento as contadoras de história Sinara Coelho Lima Rodrigues e Rosangela Teixeira Souza, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) embarcaram para São Paulo, levando na bagagem livros de literatura infantil, indumentárias típicas da cultura maranhense e muitas histórias. A delegação de São Luís foi convidada para abrir a solenidade de entrega do prêmio, que acontece no Teatro Leopoldo Fróes, do Centro Cultural Santo Amaro.

Leia também: Filarmônica para Fones de Ouvidos: livro é lançado em São Luís

As professoras terão 30 minutos para contar as lendas da cidade de São Luís e mostrarão ainda um vídeo institucional e slides sobre o Projeto Carro Biblioteca, onde atuam como contadoras de histórias. Elas escolheram a lenda da Serpente para mostrar os encantos e belezas de São Luís aos participantes do evento. Elas contarão ainda uma lenda Tenetehara, dos índios Guajajaras do Maranhão, que destaca um produto bem típico da cultura local, a farinha d´água.

"É um trabalho de estímulo à criatividade e imaginação e de fortalecimento da leitura e escrita na vida de crianças e adolescentes. Estamos muito felizes com este reconhecimento", comemora o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Antes da cerimônia de entrega do troféu Baobá, no sábado, haverá uma programação com contadores de várias cidades do Brasil que contarão histórias em praças e parques da zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira (26).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.