Literatura

Livros 'Lembranças de Repórter' erá lançado na quinta-feira (29), em São Luís

O livro de memórias resgata o ambiente das redações jornalísticas do passado no Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 28/09/2022 às 17h43
Escritor e jornalista maranhense Nonato Reis. (Foto: Rafaelle Fróes/g1 Maranhão)
Escritor e jornalista maranhense Nonato Reis. (Foto: Rafaelle Fróes/g1 Maranhão)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (29) será lançado pelo escritor e jornalista maranhense Nonato Reis o primeiro livro de memórias 'Lembranças de Repórter'. O lançamento será a partir das 10h, na sala Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

'Lembranças de Repórter' pretende resgatar, por meio das memórias do escritor em seus 30 anos de atuação como jornalista, o ambiente de uma redação entre os anos 80 e 90, oferecendo ao leitor um panorama sobre como era a rotina dos jornalistas maranhenses na época.

Nonato Reis contou que a obra tem o objetivo, também, de mostrar, por meio do ponto de vista dele, a transição da forma tradicional, ainda na época dos jornais impressos em chumbo, para a moderna do fazer jornalístico, com a chegada dos dispositivos eletrônicos.

"Quando iniciei a profissão, ainda era na época da impressão a chumbo, que derretia em um recipiente e a gente colocava em uma máquina e ia fazendo o jornal. Depois, aos poucos, a gente foi chegando na era moderna e eu acompanhei tudo isso. E esse livro retrata um pouco dessa rotina e como as redações se adaptaram a isso", disse o jornalista e escritor.

Após o lançamento do livro, o exemplar estará disponível para compra na Livraria AMEI, em um shopping localizado no bairro Jaracaty, em São Luís.

(Foto: Rafaelle Fróes/g1 Maranhão)
(Foto: Rafaelle Fróes/g1 Maranhão)

Obras de Nonato Reis

 'Lembranças de Repórter' é o primeiro livro de memórias de Nonato Reis. O jornalista e escritor tem  outros cinco livros na sua carreira. Ele também é autor dos romances Lipe e Juliana (2017) e a Saga de Amaralinda (2018) e três livros de crônicas e contos, são eles A Fazenda Bacazinho (2019), Ossos do Ofício (2020) escrito em parceria com Jil Borges e os Sinos da Matriz (2021).

Sobre o autor

Nonato Reis é jornalista, escritor e oficial de justiça maranhense. Em sua carreira no jornalismo, ele trabalhou nos principais jornais de São Luís e foi correspondente da Folha de São Paulo.

De 2011 a 2017, ele assinava uma coluna em um jornal de São Luís. Atualmente, ele é escritor e oficial de justiça do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.