Literatura

Jornalista de Imperatriz lança livro sobre a maior feira da cidade

O lançamento ocorre no estande da Academia Imperatrizense de Letras, no Salão do Livro de Imperatriz.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 12/10/2022 às 18h37
O Mercadinho, em Imperatriz, é a maior feira livre da região e também sinônimo de diversidade.  (Foto: Divulgação)
O Mercadinho, em Imperatriz, é a maior feira livre da região e também sinônimo de diversidade.  (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - O jornalista André Wallyson lança nesta quarta-feira (12) o livro “O que é que o Mercadinho tem”, primeiro volume da coleção Jornalismo de Fôlego, da Edufma. 

O Mercadinho, em Imperatriz, é a maior feira livre da região e também sinônimo de diversidade. Em nenhum outro lugar da cidade se encontra tanta variedade de mercadorias, que vão de alimentos e remédios a eletrodomésticos. De banhos para curar males a refeições tradicionais. 

“Se existe um local em Imperatriz onde os cinco sentidos ficam aguçados, esse lugar se chama Mercadinho. Aqui tato, olfato, audição, visão e paladar se encontram em cada esquina, beco, viela, sorrisos e memórias”, escreveu o jornalista.

Jornalista André Wallyson. (Foto: Divulgação)
Jornalista André Wallyson. (Foto: Divulgação)

A feira dá nome ao bairro onde está localizada atualmente e se tornou um dos maiores polos do setor atacadista do Maranhão. Considerado pela população uma referência na compra de diversos produtos, o Mercadinho passou por muitas modificações ao longo dos anos. Uma pequena feira que não era mais que um quarteirão no início da década de 1960, teve um grande crescimento com a chegada da rodovia Belém-Brasília e se tornou o maior centro abastecedor de hortifrutigranjeiros da região. 

O local já passou por muitas dificuldades por causa de problemas antigos, como a falta de higiene e infraestrutura, mas melhorou no ano de 2003 com uma reforma, quando foi inaugurado Mercado Vicente Fitz e melhorado a estrutura do setor.

A obra, em formato de livro-reportagem, conta um pouco da história do lugar considerado um dos símbolos da cultura e do comércio na região. 

O livro é uma edição limitada e pode ser adquirido hoje (12) no Salimp, ou em contato com o autor. O lançamento será às 19h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.