Literatura

Como música para os ouvidos

Escritor Félix Alberto Lima lança hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís Shopping, o livro de poemas "Filarmônica para fones de ouvido", que reúne 80 inspirações do maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O escritor Felix Alberto lança décimo livro e o segundo de poesias
O escritor Felix Alberto lança décimo livro e o segundo de poesias (Félix Alberto)

São Luís - Reunindo 80 poemas, divididos em 114 páginas, o livro “Filarmônica para fones de ouvido” (Editora 7Letras), do escritor Félix Alberto Lima, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís shopping (Jaracati). Trata-se do décimo livro e o segundo de poesias do autor, sendo que o primeiro, “O que me importa agora tanto”, saiu em 2015, pelo mesmo selo. Diferente daquele, em que destaca uma pena mais objetiva, curta e direta, este traz poemas mais extensos e que revelam histórias por ele vivenciadas, incluindo as memórias afetivas de infância.

Os poemas contidos em “Filarmônica para fones de ouvido” estão todos interligados, como notas que se reúnem para uma composição musical, e esboçam a criatividade, a sensibilidade e a inteligência de Félix no trato com as palavras e carimbam o seu passaporte para os concertos poéticos. Membro da Academia Maranhense de Letras (AML), ele deixa bem claro que não tem compromissos com estilos, mas apresenta poemas livres, que seguem verso por verso.

“Filarmônica para fones de ouvido” é dividido por capítulos e cada um é intitulado. “Da luz negra” e “Os livros que falam” são dois exemplos. Na página 89, em “Mar Ateu”, Félix prova sua aguçada percepção sobre a realidade, fatos, acontecimentos e personagens que marcam a rotina de São Luís, a cidade que o inspira. “Como um pirata de praia / sem ouro na areia / um cão que ladra sozinho / sem nome no casco / sem barco / saio mirando navios / sei onde estão os meus / todos os dias / acaso enlouqueça / aviso / o mar é igual meu quintal / minha farda e religião / sou um refugiado de deus”, escreve, em homenagem a Antônio Carlos da Silva, o “Pirata da Litorânea”.

A obra recebe elogios de que a lê. O escritor e crítico literário Tom Farias, que assina o prefácio, argumenta: “Não há outra forma de eu me expressar para dizer do meu encantamento ao abrir e fechar cada página desse livro que já nasce potente, predizendo um destino que revela muito sobre um autor que, experimentando versos de expressão livre, mantém alta sinestesia, comunica e, ao mesmo tempo, dialoga com a modernidade do sentir e do versejar”.

Félix Alberto Lima, que é empresário e escritor, está sempre inspirado para escrever. Os 80 poemas apresentados no livro (já lançado no Rio de Janeiro no começo de 2019) resultam de um ano de inspirações poéticas. De acordo com ele, sua relação com a poesia tem raízes na habilidade para compor músicas (talvez isto explique o título do livro) e ele garante que já passou pela fase mais difícil, que é estrear no gênero. “O difícil é entrar na ciranda da poesia. No entanto, depois que você entra, não quer mais sair”, frisa, acrescentando que há 500 exemplares da obra, que ficarão disponíveis para venda na Livraria Amei.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Filarmônica para fones de ouvido”, de Félix Alberto Lima

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria AMEI do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: R$ 48,00

Réptil You

Minha língua de camaleão amanhado

Invade tua boca oca

De palavra sem sal

Corta caminho nesse labirinto

Assoreado de mágoas

Entorta senda

Lambe como um fauno

O molho do teu hálito

Serpenteia pelo céu

Exausta

Desce e paga a última

Prenda em ti

Babel

Mágoas de Mar

Aquele mar ali

Que laça a cidade

Em espuma

É mesmo estranho

Silenciosamente turvo

Bipolar

É mar é rio?

Num dia

Acorda cedo

Enche de cor

A paisagem

E sai pra passear

Lambendo a soleira

De rampas

E feridas mal curadas

Noutro

Mal levanta da cama

Inventa uma

Viagem

- nunca soube pra onde

E de súbito

Água virou lama

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.