Literatura

Lançado e-book que conta a história dos períodos literários maranhenses

Obra é dividida cronologicamente em três ciclos.

Divulgação / UFMA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
E-book tem download gratuito. (Foto: Divulgação / UFMA)
E-book tem download gratuito. (Foto: Divulgação / UFMA)

SÃO LUÍS - O Grupo de Estudos em Literatura Maranhense (Gelma), que reúne alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de outras instituições de ensino do Estado, organizou e publicou o e-book “A Literatura Maranhense”, que pertence a Antônio dos Reis Carvalho, poeta, professor, jornalista e dramaturgo que viveu entre 1874 e 1946, e foi publicado como verbete da Enciclopédia Internacional de Obras Célebres em 1923. A obra tem o selo da Editora da UFMA (Edufma).

No texto, Antônio Carvalho tece críticas à produção literária maranhense desde os seus primórdios até o início do século XX. A obra, que é dividida cronologicamente em três ciclos e que apresenta as características fundamentais de cada um dos principais autores dos devidos períodos, era especialmente difícil de ser encontrada. Por causa disso, o Gelma fez uma atualização ortográfica do texto original, de acordo com as normas vigentes, acrescentou notas ao estudo e modernizou o layout.

Os leitores do e-book encontrarão ainda um texto, assinado por Dino Cavalcante, professor do mestrado em Letras da UFMA, e José Neres, imortal da Academia Maranhense de Letras (AML), contendo um estudo sobre a vida e a obra de Antônio dos Reis Carvalho, que, apesar ser de grande importância na literatura maranhense e brasileira, é pouco estudado.

Faça o download do e-book, gratuitamente, clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.